Projeto de extensão leva alegria ao ambiente hospitalar através da palhaçoterapia

O internamento hospitalar devido a alguma condição de saúde pode despertar diversos sentimentos negativos como a solidão, medo, angústia e inconformidade. Para ajudar os pacientes a lidarem melhor com esse tipo de sentimento ou até mesmo abstrair e ressignificar um pouco a realidade do hospital, existem algumas formas de terapia conhecidas, e a mais famosa delas é a Palhaçoterapia.

O projeto de extensão “Palhaçoterapia do Hospital das Clínicas da UFPE: Projeto de Encontro e Riso Terapêuticos - PERTO” Coordenado pelo professor Bruno Severo Gomes desde 2010, com o apoio de alunos dos cursos de Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem e outros, tem o objetivo de levar através de atividades lúdicas e recreativas um pouco de felicidade e acolhimento a pacientes do Hospital das Clínicas, utilizando a linguagem do palhaço.

As atividades artísticas realizadas são capazes de criar um ambiente muito mais confortável, empático, plural e humano — tornando o processo de recuperação um pouco menos traumático. Além dos 3 mil pacientes que são contemplados por ano pelo projeto, ele possibilita também a ressensibilização do ambiente hospitalar com apoio de figuras essenciais na vida do paciente como seus familiares, profissionais de saúde e acompanhantes. Durante a pandemia o projeto não está realizando ações no hospital para não colocar os estudantes em situação de risco, as atividades estão funcionando remotamente  através de reuniões, vivências e formações virtuais. E dentro do planejamento serão realizadas também ações virtuais com os pacientes.

Para mais informações:

Instagram - @perto.palhacoterapia.ufpe