Projeto capacita alunos de escolas estaduais e municipais sobre procedimentos de primeiros socorros

Em situações de emergência, não prestar os primeiros socorros adequados até a chegada do Serviço Móvel de Urgência pode agravar bastante o estado dos pacientes. Como nem sempre haverá um profissional por perto, é de extrema importância que todos possuam treinamento básico em primeiros socorros, que com procedimentos relativamente simples podem evitar o agravamento dos quadros e do pânico instaurado.

Neste contexto, o projeto “Educação em Saúde na formação de adolescentes escolares como multiplicadores em primeiros socorros: uma ação inclusiva no Programa Saúde Escolar” coordenado pela professora Estela Maria Leite Meirelles, juntamente a discentes e docentes de Enfermagem e Ciências Biológicas, tem o objetivo de treinar estudantes de escolas estaduais e municipais quanto aos procedimentos de primeiros socorros.

As ações de capacitação e simulação vão possibilitar que os alunos tenham um melhor preparo para lidar com situações de engasgo, queimaduras, convulsões, desmaio, hemorragias e parada cardiorrespiratória. Devido ao isolamento social, o projeto está desenvolvendo suas atividades remotamente, com a confecção de vídeos educativos produzidos pelos graduandos que serão repassados para os alunos das escolas.

Data da última modificação: 27/07/2020, 16:41