Proexc e Prograd realizam encontros para discutir resolução da curricularização

Após as discussões, será elaborado documento final que será apresentado aos Conselhos Universitário e de Administração para análise.

Dando continuidade ao processo de inserção curricular da extensão nos cursos de graduação, a Proexc e a Prograd estão realizando reuniões para debater a proposta de resolução que normatizará esse processo, no âmbito da UFPE. Nessa terça-feira (26) e ontem (27), aconteceram encontros, no auditório do CCEN, com os coordenadores de curso de graduação e chefes de departamento, respectivamente.

Representaram a Proexc, o Pró-Reitor, Oussama Naouar, e o Diretor de Extensão, Flávio José. A Prograd foi representada pela Pró-reitora, Magna Silva, e pela Diretora de Desenvolvimento de Ensino, Roseane Silva. O Reitor Alfredo Gomes também participou das discussões, na tarde de ontem.

Sobre o encontro, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPE,  Oussama Naouar, considerou: "Na verdade hoje foi um grande momento pra gente porque houve a oportunidade, depois de uma fase de diagnóstico, em que a gente já tinha dialogado com os atores da extensão, da graduação, apresentar a resolução de curricularização e explicar como a gente vem dando uma orientação mais formativa, muito mais de assessoria pedagógica, desse processo, dessa demanda muito desafiadora que é a curricularização. A gente tentou simplificar a ferramenta institucional; a resolução bastante curta, de quatro páginas,  mas que aborda os principais pontos necessários para a efetivação dessa reforma que é a curricularização. Eu creio que foi um momento muito importante democraticamente, tivemos muitos feedbacks, muitos pontos trazidos pelos coordenadores de curso, coordenadores setoriais de extensão, pontos que de fato alimentam a Resolução,  a fim de aprimorá-la. Eu creio que é o caminho da construção coletiva do processo de curricularização, dentro da Universidade Federal de Pernambuco.", finalizou Oussama. (Clique na imagem para assistir ao vídeo da entrevista com o pró-reitor)

De acordo com a Pró-reitora de Graduação, Magna Silva, o evento atingiu as expectativas e a resolução da curricularização atingirá seu proposito: "Discutimos com os coordenadores de curso, coordenadores setoriais, sobre a extensão nos cursos de graduação. Estamos com uma minuta de resolução que está sendo revisita, validada e aperfeiçoada. Isso vai contribuir  para que a gente tenha uma resolução que tenha mais o perfil da UFPE e que a gente possa, de fato, aprovar algo que seja efetivo nos cursos da UFPE. Que essa resolução consiga penetrar em todos os cursos e atingir o maior número de estudantes, docentes e técnicos, tendo em vista que a gente tem como objetivo integralizar a extensão dos cursos e fazer a curricularização, para que os estudantes possam se formar com até, no mínimo, dez por cento da carga horária em extensão. Foi um evento muito proveitoso e tivemos muitas contribuições.", disse a pró-reitora. (Clique na imagem para assistir ao vídeo da entrevista com a pró-reitora)

O coordenador do curso de Gestão da Informação, Alexander Willian, falou da importância do encontro para se entender também as particularidades de cada curso. "A discussão teve uma importante contribuição para universidade, pensando na resolução da normativa das atividades de extensão, ou seja, o entendimento da universidade, no todo, como que a curricularização da extensão vai contribuir para os cursos de graduação. Já é uma realidade na universidade, alguns cursos estão colocando em prática e o que existe hoje é uma discussão da normativa e a operacionalização da execução da extensão, na UFPE. Essa discussão em nível institucional, ocorrendo na gradução, vai se estender para todas as universidades, mas é importante para que se entenda também as pautas das coordenações de curso e as particularidades de cada curso, levando a ideia da universidade para a sociedade, a partir dos cursos de graduação.", reforçou Alexander. (Clique na imagem para assistir ao vídeo da entrevista com o coordenador do curso de G.I).

Ainda estão programados mais dois encontros: no dia 02/08, com diretores de centro, no gabinete do reitor; e outro no dia 03/08, com os estudantes, no auditório da reitoria.

Confira mais informação sobre a curricularização, clicando aqui.
Data da última modificação: 08/08/2022, 15:47