Proexc divulga a Agenda Cultural alusiva aos 76 anos da UFPE e 60 anos da Extensão Cultural na Universidade

Atividades tiveram início no dia 8 e vão até o dia 31 deste mês

A Universidade Federal de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e sua Diretoria de Cultura, apresenta a Agenda Cultural em comemoração aos 76 anos da UFPE e 60 anos de Extensão Cultural na Universidade. A programação festiva se iniciou ontem (11), data de aniversário da UFPE, com a solenidade oficial na Concha Acústica e contará com um mês de atividades realizadas, em parceria com diversos setores, com objetivo de celebrar, mas também de fortalecer a fruição e vivência artística e cultural universitária.

Ao longo do mês de agosto, mais detalhes sobre a programação serão divulgados no site da Proexc e no seu perfil no Instagram @extensaoecultura.ufpe. Acompanhe e prestigie a cultura que pulsa na Universidade.

Confira a Agenda Cultural pelos 76 anos da UFPE e 60 anos da Extensão Cultural

8 a 20/08
Mostra Independente de Cinema do Nordeste (Micine)
Local: Cinema da UFPE
Confira a programação completa

11, 18 e 25/08 - das 13h30 às 16h30
Vivências de Cultura Popular
Local: Clube Universitário
Ações interativas abertas ao público promovidas pelo projeto de extensão “Capoeira com a UFPE: gingados transformadores ao ritmo de epistemologias críticas”
11/08- Capoeira Angola - contramestra Gaby - Ifé (Recife-PE)
18/08- A musicalidade com ancestralidade – mestre Barrão - Axé Capoeira (Igarassu-PE)
25/08- Capoeira Regional - mestre Klayton - Axé Liberdade (Bezerros-PE)

16 a 18/08 - Semana do Patrimônio Cultural
Local: Biblioteca Central
Uma realização da Diretoria de Cultura da Proexc, por meio de parceria entre a Coordenação de Patrimônio Cultural e o Memorial Denis Bernardes, o evento contará com rodas de conversa e workshops acerca da temática de valorização do patrimônio cultural da instituição. Além disso, pretende realizar a eleição da coordenação da Rede de Museus da UFPE.

21/08 - às 11h - Apresentação da Série Música no Memorial da Medicina e Cultura da UFPE
Local: Memorial da Medicina e Cultura da UFPE
O projeto é uma parceria da Diretoria da Cultura com o Departamento de Música do CAC, por meio de um projeto de extensão cultural, vinculado ao Programa de Estímulo à Cultura (PEC) e coordenado pelo professor Antônio Nigro. A série está inserida em um programa abrangente que envolve diversas atividades: recitais de piano aos domingos, o Encontro do Piano em Pernambuco, Recitais de Música de Câmara, Recitais de Conclusão de Curso do Departamento de Música, além de artistas convidados, dentre outros eventos ao longo do ano.

23/08 - às 16h - Abertura da Exposição Modernismo em Pernambuco: Recepção e desdobramentos
Local: Centro Cultural Benfica
Em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, a Diretoria de Cultura, junto com Instituto de Arte Contemporânea (IAC), promove esta exposição, com curadoria do professor Carlos Newton Júnior, com o objetivo de trazer ao público obras que revelam a recepção das ideias modernistas entre artistas pernambucanos contemporâneos da Semana através do acerto da UFPE. A mostra ficará em exibição até o final de novembro.

26 e 27/08 - às 19h30 - Espetáculo Não vão nos matar agora
Local: Memorial da Medicina e Cultura da UFPE
O espetáculo, criado a partir das conjurações da artista e pesquisadora Jota Mombaça, é um experiência de Teatro Imersivo que mergulha no estilhaçamento das identidades e da política no mundo contemporâneo. Um grupo percorrendo e atravessando espaços junto com o público, produzindo muitas encruzas e aproximações a temas como Raça, Corpo, Gênero, Dissidência, Voz, Lugar de Fala, Luga de Escuta, Presença, Margem, Poder, Disciplina, Privilégio e todo um vocabulário libertador-aprisionador que nos banha de linguagem, (des)pertencimento, dor e gozo. Uma escrita-feitiço poético-acadêmica que se converte numa cena vivencial em que a deriva dos corpos, das relações, dos espaços, das imagens e das representações aponta mais para tormentas e naufrágios que para portos e ancoragens.

29/08 - às 19h - Espetáculo HRWJXN! - Jogando com palhaçaria
Local: Teatro Milton Bacarelli (CAC)
A turma do 6º período do curso de Teatro da UFPE apresenta um jogo de improvisação com a técnica palhaçaria, inspirado no Teatro Esporte e no espetáculo Jogando no Quintal.

31/08 - às 15h - II Mostra Cine BICC
Local: Cinema UFPE
O evento contempla os projetos audiovisuais produzidos a partir das Bolsas de Incentivo à Criação Cultural (BICC), que estão inseridas no Programa de Estímulo à Cultura (PEC) da Diretoria de Cultura da Proexc. Essa é uma forma de fomento voltada para o protagonismo estudantil no cenário cultural da Universidade. No dia, serão exibidos os filmes fruto das bolsas BICC e um pequena apresentação sobre o tema com os seus idealizadores.

Data da última modificação: 18/08/2022, 20:28