Notícias Notícias

Voltar

Medicina Humanitária em Áreas Remotas: A Extensão por uma Saúde humanizada

O projeto Medicina Humanitária em Áreas Remotas, sob coordenação da Profa. Dra. Luciana Teixeira de Siqueira e da estudante e voluntária extensionista Vanessa Oliveira Santos, apresenta a importante proposta de uma medicina interligada às causas sociais, que oferece cuidado médico de base a populações vulneráveis. Vinculado ao Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal de Pernambuco (CCM/UFPE), o projeto de extensão surgiu dos profundos interesse e experiência da professora acerca do voluntariado médico, que a acompanham desde cedo em sua formação. 

 

(Equipe do Projeto, 2022)

Ação junto a pessoas em situação de rua na Praça do Derby

 

 “É o projeto de uma medicina ideal, de uma medicina mais humanizada.”, diz a professora Luciana. “É uma forma coletiva de construção de conhecimento para compreender as populações em vulnerabilidade e levar um pouco de saúde, solidariedade e aprendizado para elas e para os estudantes.”, completa Vanessa. Tendo isso em mente, foram pensados, para o programa da extensão, cinco ciclos de aulas, incluindo teóricas e práticas. O primeiro ciclo é introdutório, enquanto os outros quatro trabalham com populações que se encaixam na proposta do projeto: rural, ribeirinha, indígena e sertaneja. 

Cada ciclo toma como base de assistência uma dessas populações, com as quais os estudantes realizam também um trabalho de campo, permitindo uma maior exploração dos contextos vividos. Assim, aprendem a tratar diagnósticos recorrentes e como lidar com realidades tão particulares, buscando entendê-las e respeitá-las. Como expressa Vanessa: “Nosso intuito não é apenas medicamentoso. Ele é de conhecer essas populações em situação de vulnerabilidade.” Assim, o projeto oferece a oportunidade de uma expansão de consciência para os discentes, que conhecem as possibilidades e responsabilidades de seus papéis como futuros profissionais da Saúde, estendendo seus saberes para além da grade curricular da universidade. 

 

 (Equipe do Projeto, 2023)

Capacitação prática na Praia do Pina

 

Os discentes participam de forma plena, contribuindo na elaboração das atividades de treinamento, nas ações solidárias em prol das comunidades, na confecção de materiais para atendê-las e na realização de eventos de divulgação e de arrecadação de recursos. Entre esses eventos, está o Simpósio de Medicina Humanitária em Áreas Remotas, importante ação que ocorreu logo no início do projeto e que foi um sucesso na mobilização da comunidade dentro e fora da universidade. 

 

(Equipe do Projeto, 2022)

Medicamentos utilizados pela equipe do projeto em ação na Praça do Derby

 

É importante destacar que o projeto tem diversos parceiros, como a ONG Transformar, a Associação da Ilha de Deus e a cineasta Bia Pankararu, que, respectivamente, propuseram-se a participar das interações com a população rural, ribeirinha e indígena. Na atualidade, o projeto se encaminha para planejar a ação do ciclo sertanejo, enfrentando desafios como as dificuldades de transporte e a necessidade de mais pessoas dispostas a integrarem as ações. 

Para finalizar o projeto, tem-se a meta de construir um levantamento de dados epidemiológicos a partir das vivências partilhadas, com a produção de artigos científicos que distribuam esse rico aprendizado para toda a comunidade científica. Afinal, nas palavras da professora Luciana: “A universidade é um berço de riquezas humanas e de riquezas científicas. É através da universidade que nos tornamos melhores profissionais e melhores seres humanos. A universidade é nossa base. Estar na universidade é ter consciência do quão importante é estar nela.”. 


Para conhecer mais sobre o projeto de extensão, você pode visitar a página.

Data da última modificação: 07/04/2023, 09:13