Notícias Notícias

Voltar

Crianças, Publicidade e Consumo é o tema da próxima LIVE do Projeto de Extensão Maternagem, Mídia e Infância (MMI/ UFPE).

O projeto de Extensão Maternagem, Mídia e Infância (MMI/UFPE) realizará mais uma live, desta vez o tema abordado será Crianças, Publicidade e Consumo. O evento acontece na segunda-feira, 18 de outubro de 2021, às 15:30h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube Extensão e Cultura UFPE (bit.lyproexcnaweb) 

O debate será mediado por Rogério Covaleski (UFPE), contará com a presença de Manoela Pagotto Nodari (UFES), Débora Diniz (MILC) e Brenda Guedes (RECRIA).

Sobre os convidados:

Rogério Covaleski

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com pós-doutorado em Conteúdo de Marca (UPF Barcelona), Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP) e graduado em Publicidade e Propaganda (PUC-PR). Autor dos livros: “Publicidade híbrida” (2010), “Cinema e Publicidade: intertextos e hibridismos” (2015), e “Da Publicidade ao Consumo” (2020). É professor associado do Departamento de Comunicação Social da UFPE e professor permanente no PPGCOM/ UFPE. É líder do GP PHiNC - Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo (UFPE/CNPq) e Coordenador do GT “Consumos e Processos de Comunicação” (Compós).

Manoela Pagotto Nodari

Publicitária, mãe do Joaquim (8 meses) e doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pesquisadora na área de infância e mídia e assessora técnica ao programa Aliança Sem Estereótipos no Brasil, vinculado à ONU Mulheres, que tem como propósito erradicar estereótipos nocivos de gênero no conteúdo publicitário e na mídia. Integrante do grupo de Pesquisa NECRIAD (Núcleo de Estudos, Pesquisa e Intervenção com Crianças, Adolescentes e Famílias) e da Rede Recria (Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências). 

Débora Diniz

Mãe de três,  professora, doula e educadora perinatal. Cursou Letras e é especialista em Língua, Literatura e Semiótica. Faz parte da equipe de Pesquisas Educacionais no Instituto Alpha Lumen onde também leciona para crianças e adolescentes do Fundamental II e Ensino Médio. É cofundadora do MILC – Movimento Infância Livre de Consumismo, coordenadora da Roda Bebedubem SJC e membro da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.  É ativista e implicante com a sociedade atual desde sempre.

Brenda Guedes

Pesquisadora doutora em Comunicação (PPGCOM/ UFPE). Organizadora dos livros Infâncias, Juventudes e debates emergentes em Comunicação (2020); Comunicação e Infância (2017) e Culturas Infantis do Consumo (2014). Autora no livro Publicidade e Consumo: Entretenimento | Infância | Mídias Sociais (2016). Integrante dos GPs PHiNC - Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo (UFPE/CNPq); ESC - Ética na Sociedade do Consumo (UFF/CNPq) E LabGRIM - Laboratório de pesquisa da relação Infância, Juventude e Mídia. Cofundadora da RECRIA - Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências. Mãe da Olívia (6) e da Cora (4).

Sobre o projeto

Os debates e encontros on-line do Projeto de Extensão Maternagem, Mídia e Infância (MMI UFPE) estão abordando significados, imagens, mensagens e valores culturais que a publicidade, o jornalismo e as mídias associam com maternidade, maternagem e infância. A proposta do projeto é explorar como mães, pais, crianças e educadores estão interagindo com as mídias, considerando implicações éticas, novos hábitos incorporados na pandemia e influências exercidas pela cultura do consumo, neoliberalismo e patriarcado.

O público-alvo da ação extensionista são discentes, pesquisadores e docentes da UFPE e outras instituições; como também mães, pais, responsáveis e profissionais atuantes em escolas, empresas, ONGS e órgãos governamentais.

A programação inclui lives no YouTube, programas para a Rádio Paulo Freire AM e podcasts; além de encontros no Google Meet para trocar experiências entre a equipe MMI UFPE e a sociedade. Mais informações sobre esta iniciativa já estão disponíveis nos perfis do Projeto MMI no Instagram (@mmi.ufpe) e Facebook (facebook.com/mmi.ufpe). Participe!

 

 
Data da última modificação: 07/10/2021, 12:08