Notícias Notícias

Voltar

Centro Cultural Benfica sedia curso de teatro intergeracional

Uma vez por semana, entre os dias 10 e 31 de janeiro, o Centro Cultural Benfica sediou a Oficina de Teatro Intergeracional, projeto realizado pelo Núcleo de Teatro Experimental (Nute) com coordenação do professor Durval Cristóvão e uma equipe interdisciplinar de monitores, das áreas de filosofia, psicologia, saúde e educação. O curso trabalhou com a versão adaptada para o público infantil do texto da “Fábula do Convívio”, do filósofo alemão Arthur Schopenhauer. Privilegiando a construção coletiva, foram trabalhados os elementos que compõem a linguagem teatral.

A ideia de um curso que reunia diferentes gerações numa mesma sala surgiu de um trabalho que Durval realizou com adolescentes em situação de risco. “Percebi que a minha ação junto aos jovens poderia ser mais eficiente e render melhores resultados se eu tivesse uma amostragem maior da comunidade em que eles viviam, se na mesma sala eu tivesse mães, filhos, tias, avós. Levei a ideia para os pesquisadores que trabalham comigo e decidimos nos aventurar em um planejamento que pudesse abarcar toda essa diferença”, afirmou.

“É espantoso pensar que uma iniciativa como essa seja pioneira em nosso Estado”, disse Durval Cristóvão, “O teatro absorve todas as contradições possíveis. É um espaço de acolhimento que festeja as diferenças”.

A equipe está em período de avaliação das atividades e análise de relatórios. Após essa fase, será iniciado o planejamento de um novo curso.

Mais informações
Centro Cultural Benfica
2126-7388

 

Data da última modificação: 06/03/2017, 11:03