Aberta a Chamada pública para orientadores dos bolsistas do Programa Bia 2023.1

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), considerando o Edital FACEPE nº 38/2022, torna pública a chamada para cadastro de docentes que desejem atuar como orientadores/tutores de bolsistas do Programa de Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA) no semestre letivo 2023.1.

Programa BIA-UFPE

O Programa BIA, desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco (FACEPE), tem o propósito de incentivar a adaptação à vida acadêmica e a inserção em atividades de ensino, pesquisa e extensão de alunos egressos da rede pública de ensino, buscando evitar que, por carência de recursos, estes alunos abandonem os cursos ainda no primeiro ano.

No âmbito da UFPE, a coordenação institucional do programa fica a cargo da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), por meio da gestão operacional da Coordenação de Gestão e Assessoria Pedagógica da Extensão (CGAPE).

Para o semestre letivo 2023.1, a vigência das bolsas terá o prazo máximo de 12 (doze) meses de duração, com início previsto em 01/06/2023 e em virtude do processo de curricularização da extensão e da consequente necessidade de incentivar o fortalecimento de ações extensionistas na UFPE, os bolsistas do semestre letivo 2023.1 deverão desenvolver, junto aos seus orientadores, projetos de natureza extensionista.

Quem pode ser orientador no Programa BIA?

Os docentes vinculados à UFPE e os pós-doutorandos em atuação na instituição (bolsistas DCR ou PNPD), desde que o vínculo com a UFPE permaneça vigente durante toda a duração do programa.

Para tal, os orientadores/tutores deverão estar previamente cadastrados como coordenadores ou membros participantes da equipe de execução dos projetos ou programas de extensão aos quais os bolsistas serão vinculados e os projetos ou programas de extensão aos quais os bolsistas serão vinculados deverão estar devidamente  registrados e aprovados nos seguintes editais da Proexc:

01/2022 - Credenciamento de Ações de Extensão;
02/2022 - Credenciamento de Ações de Extensão com movimentação financeira;
07/2022 - PIBExC - Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura;
01/2023 - Credenciamento das Ações de Extensão com ou sem movimentação financeira.

Os interessados em atuar como orientadores/tutores que se enquadrem nos requisitos constantes no item 2 desta chamada deverão se inscrever no Cadastro de Orientadores BIA por meio do preenchimento do formulário, disponilizado no edital, até o dia 16 de maio de 2023.

Para mais informações sobre o programa, inscrições e as atribuições do orientador, acesse o Link para o edital e saiba mais.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a CGAPE/Proexc pelos telefones: (81) 2126.8134 ou pelo e-mail programabia@ufpe.br.

Data da última modificação: 09/03/2023, 16:43