UFPE inicia atividades do NEMIP, em Sertânia

Programação segue até a próxima sexta-feira, com atividades práticas pedagógicas, sendo a quinta e sexta-feiras reservadas para a realização do I Fórum “Trilhas da Cultura do Inédito-viável no Sertão com Paulo Freire, no Auditório da Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac (EREMOB).

Com uma programação desenvolvida para uma semana inteira de atividades, o Núcleo de Extensão e Cultura do Sertão do Moxotó, Ipanema e Pajeú (Nemip) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) iniciou hoje (9) suas atividades, em Sertânia. Em solenidade realizada na Câmara de Vereadores locais do município, o evento público contou coma presença de professores, representantes comerciais, servidores, vereadores e a população em geral. Clique aqui para conferir a programação completa do evento.

Por meio de vídeo conferência, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco UFPE), professor Alfredo Gomes, ressaltou a importância da parceria da instituição com o município sertanejo que já serve de exemplo para outras regiões do estado, como forma de ampliação da interiorização da UFPE. “Já visitamos um espaço adequado, aí em Sertânia, e se as condições políticas permitirem, no próximo ano, poderemos trabalhar essa proposta junto com o governo federal. Queremos democratizar o amplo acesso à universidade, não apenas para os cursos de graduação, mas também da pesquisa, da pós-graduação, das políticas amplas de assistência estudantil e inovação”, concluiu o reitor.

O prefeito Ângelo Ferreira adou a união de todas as forças para o sucesso do Nemip. “Esse é um que une Sertânia e projeto reúne pessoas de todas as categorias e várias correntes. O Nemip é uma semente que, germinando bem, vai produzir aqui bons frutos na área de tecnologia e inovação, que germinar em favor da educação e, de forma geral, no fortalecimento do município. Cada prefeito tem um projeto a ser desenvolvido. Nós incorporamos o Nemip como parte do programa de desenvolvimento do município. A gente sabe e enxerga que onde chegam as universidades, sobretudo as de renome, como é o melhor da UFPE, que é uma das melhores do país, há um crescimento, um desenvolvimento do município”, destacou o prefeito.

Abordando o histórico de construção do Nemip, o pró-reitor de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE, professor Oussama Naouar, enalteceu a colaboração das pessoas que participaram desde a idealização do projeto de sua institucionalização. “Agradeço a cada pessoa colaboradora desse momento ímpar. Esse é nosso primeiro passo que implica na importância de repensarmos as políticas de interiorização da universidade pública no Brasil. A população e nós da UFPE estamos nessa sinergia fortalecedora desse projeto piloto, inovador, que vai dar frutos positivos para Sertânia e região”, destacou Oussama.

A secretária de Educação de Sertânia, professora Simoni Laet, representou os demais membros do governo municipal e pontuou a força da educação como critério de desenvolvimento social e cidadania. “Quando a gente avança em alguma coisa relativa à educação, significa crescer, avançar, progredir na educação , criar, educar, cidadanear, que é trazer cidadania para que a gente exerce cidadania dentro dela. O Nemip é esse primeiro passo que vai possibilitar esse avanço, qualificando a população, os nossos professores e os da região também”, disse a secretária.

O representante do Poder Legislativo, vereador Antônio Henrique, presidente da Câmara de Vereadores de Sertânia, falou da alegria de receber o povo no espaço que também é do povo. “Estamos tratando de todos vocês, aqui, para início de atividades do Nemip e suas perspectivas de produção de conhecimento. Parabenizo a UFPE e a prefeitura por acreditarem no futuro do desenvolvimento regional, via educação”, enfatizou o presidente.

EIXOS- Na sequência, foram apresentados à comunidade dos eixos de atuação do Nemip: 1) Implantação de um Laboratório de Fabricação Digital – Espaço Maker, que trabalha com processos de fabricação de impressão 3D, cortado a laser e uso de sistemas que oferecem formação na formação de estudantes de ensino fundamental e médio; 2) Programa de Cursos de Extensão Profissional e de Cultura direcionados para jovens e adultos em temas diversos que dialogam com a cultura ambiental, tecnologia, ciência e sustentabilidade; 3) Programa Gestores e Professores de Educação Continuada para a realização de cursos para professores e gerentes prioritários de Educação Continuada para a realização de cursos para professores e gestores, promovendo por meio de colaboração pública com o público alvo; e 4) Pós-Graduação (Lato Sensu) em Governança Municipal,

A programação do Nemip segue a próxima sexta-feira13), com atividades práticas pedagógicas, sendo a quinta (12) e sexta-feiras (13) reservadas para a realização do 1° Fórum “Trilhas da Cultura do Inédito Viável do Nemip: Esperançar no Sertão com Paulo Freire”, no Auditório da Escola de Referência no Ensino Médio Olavo Bilac (Eremob). Haverá quatro mesas de debates – “Educação como teoria e prática: diálogos com Paulo Freire”, “Da ilustração à educação como prática libertadora”, “Diálogos entre Paulo Freire, Milton Santos e Manoel Correia” e “Desafios sócio-ambientais: engenharia no semiárido” – , além da palestra “Movimento de cultura popular Pró-Reitoria de Extensão”, com o professor Oussama Naouar, e da palestra de abertura “Caminhos do processo científico:

Data da última modificação: 01/06/2022, 23:11