Projeto Adolescer auxilia adolescentes de Vitória de Santo Antão na manutenção da saúde física e mental

Com as diversas mudanças físicas e pessoais trazidas pela adolescência, quem se encontra nessa faixa etária se depara com vários desafios para sua saúde física e mental. Além disso, o distanciamento social necessário atualmente traz ainda mais mudanças, aumentando a necessidade de acompanhamento e orientação para os adolescentes.

Para contribuir nessa tarefa, o projeto de extensão do Centro Acadêmico de Vitória (CAV/UFPE) “Adolescer: Aprendendo a ser um adolescente saudável numa abordagem interdisciplinar”, traz avaliações e orientações para adolescentes da cidade e a seus pais e professores em relação a diversos tópicos da saúde dos mesmos.

São oferecidos, por exemplo, exames dentários e avaliações de saúde mental aos alunos do Colégio Municipal Três de Agosto, de Vitória de Santo Antão. O Adolescer organiza ainda a ações de diálogo com os alunos, seus pais e seus professores sobre temas como preconceito, depressão, cidadania e mercado de trabalho.

Imagens das atividades presenciais do projeto antes da pandemia (Foto: Equipe de Comunicação/Adolescer)

O projeto, que já existe há 9 anos, adaptou suas atividades para acompanhar os jovens de forma remota, atuando em várias frentes. Hoje, segundo os organizadores, o Adolescer busca “utilizar a internet como meio para alcançar e contemplar a prevenção de agravos à saúde do adolescente nessa fase de pandemia no país”.

Além dos alunos da escola Três de Agosto e de seus pais e professores, também são contemplados pelo projeto adolescentes em geral usuários de internet, através da atuação do Adolescer em posts informativos nas redes sociais. Atualmente, o projeto veicula conteúdo sobre saúde e sobre como se prevenir contra a COVID-19.

O projeto de extensão Adolescer conta com a participação de professores e alunos dos cursos de saúde do CAV/UFPE, alunos da Pós-Graduação e professores do Campus Recife, além de colaboradores da UFAL e da UFPB e profissionais voluntários da área de saúde e música.

Mais informações:

Data da última modificação: 01/09/2020, 10:57