Informes Informes

Voltar

Prodema realiza aula inaugural sobre agroecologia

Evento foi realizado no auditório do 5º andar do CFCH, com a participação do reitor Alfredo Gomes

A aula inaugural de abertura do semestre letivo do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFPE, no auditório do 5º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), ocorrida ontem (13) à tarde, contou com a palestra intitulada “Agroecologia no Contexto da Emergência Climática”, com Alexandre Henrique Bezerra Pires, que faz parte da Diretoria de Combate à Desertificação da Secretaria de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente. Estiveram presentes o reitor da UFPE, Alfredo Gomes; a pró-reitora de Pós-Graduação (Propg), Carol Leandro; a diretora do CFCH, professora Maria da Conceição Lafayette; a coordenadora do doutorado do Prodema, professora Jarcilene Almeida; e o coordenador do mestrado do Prodema, professor Gilberto Rodrigues.

Foto: Júnior Anjos

Docentes e alunos preocupados com sustentabilidade

“Nós estamos realmente comprometidos, como gestão, com a pauta do meio ambiente e sustentabilidade, inclusive, como eu e Moacyr sempre falamos: esse assunto é para os próximos 50 anos, e não vai se extinguir em dez anos. A sustentabilidade é uma pauta estratégica. Todas as crises mais expressivas têm a ver com o meio ambiente. Foi assim com o derramamento de óleo, com a pandemia da covid-19, os recentes ataques de tubarões em nossas praias, e as chuvas torrenciais de maio do ano passado que mataram tanta gente. Por isso, não tem como não olharmos para o meio ambiente com a atenção merecida, tanto do ponto de vista científico, quanto tecnológico, da criação de iniciativas, mas também da criação de uma cidadania diferenciada, planetária”, disse Alfredo Gomes.

“Aqui na UFPE, temos como grande preocupação a área da sustentabilidade, hoje já avançamos muito nesse setor. O Prodema é um programa interdisciplinar, mas que sempre tem no seu cerne a temática do meio ambiente e sustentabilidade, o que buscamos é que ele se torne um centro de referência na sua área. Estou bem feliz de receber o professor Alexandre Pires aqui nesse momento e discutirmos a aplicabilidade, junto ao governo federal, de tudo o que a Universidade produz”, afirma a professora Carol Leandro, pró-reitora da Propg.

O Prodema já existe há 26 anos, foi o primeiro programa de mestrado e doutorado em rede, e hoje integra nove universidades do Nordeste (do Maranhão ao Sul da Bahia). Na avaliação do Ministério da Educação (MEC), o mestrado do Prodema recebeu a nota 5, e o doutorado também.

Data da última modificação: 14/03/2023, 15:19