Mobilidade Acadêmica Andifes Mobilidade Acadêmica Andifes

 

Prezados Estudantes em Mobilidade Acadêmica ANDIFES,

 

Considerando a Declaração de Pandemia, pela Organização Mundial de Saúde, em 11 de março de 2020, em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19), passamos a seguinte orientação:

 

Os estudantes do Programa de Mobilidade Acadêmica ANDIFES que retornarem até o dia 15/04/2020 terão suas matrículas confirmadas no Sig@, pela Coordenação do Corpo Discente, mediante a realização dos seguintes procedimentos:

 

1. Entrar em contato com a Coordenação de Apoio Acadêmico (apoioacademico.proacad@ufpe.br) e informar que está retornando à Pernambuco;

2. Enviar e-mail à Coordenação do Corpo Discente (cdiscente@ufpe.bratendimento@ufpe.br), informando as disciplinas nas quais deseja ser matriculado para o semestre 2020.1 (utilizar o requerimento geral). Este e-mail deve ser encaminhado com cópia para o Apoio Acadêmico (apoioacademico.proacad@ufpe.br) e a Diretoria de Gestão Acadêmica (dga.proacad@ufpe.br). Os estudantes deverão estar cientes do prazo máximo para envio desses e-mails, até 15/04/2020, bem como do retorno à Pernambuco;

3. Anexar ao e-mail a cópia da passagem de retorno, o Termo de Desistência da Mobilidade Nacional emitido pelo Apoio Acadêmico;

4. Os casos omissos serão resolvidos pela PROACAD;

5. Estamos disponíveis para maiores esclarecimentos  através dos e-mails: dga.proacad@ufpe.br e apoioacademico.proacad@ufpe.br.

6. No dia 15/03/2020 a UFPE suspendeu as atividades acadêmicas presenciais (ver NOTA DA UFPE clicando aqui).

 

Atenciosamente,

Coordenação de Apoio Acadêmico -CAA-DGA-PROACAD

 

 

O Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica é resultado de um convênio firmado entre várias Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e alcança somente alunos de cursos de graduação. O aluno participante deste convênio terá vínculo temporário com a Instituição receptora pelo prazo máximo de dois semestres letivos, consecutivos ou não, podendo, em caráter excepcional, e a critério das Instituições envolvidas, ser prorrogado por mais um semestre.

Para ler o convênio na íntegra, clique aqui.

Relação das Instituições participantes, clique aqui.

Para ler a resolução nº 10/2013 que regulamenta a mobilidade estudantil no âmbito da UFPE, clique aqui.

 

Requisitos para inscrever-se no Programa

- Estar regularmente matriculado em curso de graduação de IFES participante;
- Ter concluído, no mínimo, 20% da carga horária de integralização do curso ao qual se encontra vinculado na IFES de origem;
- Possuir, no máximo, 2 (duas) reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem ao pedido de mobilidade.

Prazos

Alunos UFPE

Os alunos deverão atentar-se aos prazos determinados pela IFES anfitriã. O prazo para análise da documentação, por esta Coordenação de Apoio Acadêmico, é de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir da data de recebimento.

Alunos de outras IFES

2020.1

  • Recebimento das solicitações: 18/11 a 13/12/2019
  • Divulgação do resultado: 10/01/2020
  • Período de matrícula na UFPE: 17 a 21/02/2020
  • Início das aulas: 02/03/2020

2020.2

O cronograma da Mobilidade ANDIFES está temporariamente suspenso em função das ações de enfrentamento a Pandemia da COVID 19. Assim que possível, a PROACAD divulgará os novos prazos.  
 

 

PEDIDOS DE RENOVAÇÃO deverão ser feitos pelo próprio estudante à sua IFES de origem, no mesmo prazo estabelecido. Solicitações encaminhadas fora do prazo estabelecido pela UFPE serão INDEFERIDAS

Documentação

O estudante deverá entrar em contato com sua IFES de origem, a fim de solicitar o encaminhamento à Coordenação de Apoio Acadêmico da UFPE da seguinte documentação:

  • Carta de apresentação emitida pelo setor responsável da Mobilidade Acadêmica ANDIFES, na Instituição de origem, devidamente assinada e carimbada;
  • Plano de trabalho, devidamente preenchido, assinado e datado pelo aluno e aprovado pelo Coordenador do Curso de origem (mediante a análise dos programas das disciplinas, carga horária e pré/có-requisitos), com a devida assinatura e carimbo;
  • Histórico escolar completo e atualizado;
  • Aproveitamento acadêmico ou declaração do curso de origem indicando a carga horária de integralização concluída.

Obs.: Os alunos da UFPE deverão atentar-se a documentação complementar, caso haja, exigida pela IFES anfitriã.

Não serão analisados pedidos enviados por e-mail ou via fax. Ressaltamos que SOMENTE SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS ORIGINAIS.

Endereço para encaminhamento da documentação:

Universidade Federal de Pernambuco
Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Coordenação de Apoio Acadêmico
Av. dos Economistas, S/N 
Cidade Universitária - Recife - PE
CEP: 50740-590

A MOBILIDADE ACADÊMICA ANDIFES TERÁ VALIDADE OFICIAL APENAS QUANDO AUTORIZADA PELA COORDENAÇÃO DE APOIO ACADÊMICO DA UFPE. NÃO EXISTE NO ÂMBITO DESTA IFES OUTRA AUTORIDADE COMPETENTE PARA ESTE FIM.

Bolsa Santander

A Bolsa Santander, referente ao Acordo de Cooperação entre a ANDIFES e o banco Santander, visa oferecer bolsa ao aluno de graduação aceito no Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica, de acordo com o número de bolsas disponibilizadas semestralmente pelo Santander.

A seleção realizada pela UFPE destina-se aos próprios alunos e se dá através da análise do Coeficiente de Rendimento Escolar Geral, contida no histórico escolar, em ordem decrescente. O discente uma vez contemplado não poderá concorrer novamente. A Ficha de Inscrição e o resultado da seleção serão enviados a todos os alunos concorrentes através de e-mail, juntamente com os valores a serem recebidos e demais observações.

ATENÇÃO!!!

AO FINAL DO 2° SEMESTRE DE 2018, SERÁ ENCERRADO O CONVÊNIO FIRMADO ENTRE A ANDIFES E O BANCO SANTANDER S/A. DESSA FORMA, NO ANO DE 2019 NÃO HAVERÁ A BOLSA DE MOBILIDADE ACADÊMICA REFERENTE AO CONVÊNIO.

 

Contato:

Coordenação de Apoio Acadêmico
DGA/Prograd
Email: coordapoioacademico.prograd@ufpe.br
Telefone: +55(81) 2126-7009

Data da última modificação: 18/09/2020, 12:46

Contatos Contatos

Secretaria Gabinete
(81) 2126-8105
Diretoria de Gestão Acadêmica
(81) 2126.7014
Coordenação de Controle Acadêmico
(81) 2126-8117/8611

Pibid Pibid