Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS)

Seminário Serviço Social no Nordeste: trajetórias e tendências será realizado nos dias 20 e 21 deste mês

Seminário

Nos dias 20 e 21 deste mês, o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPE realizará o seminário “Serviço Social no Nordeste: trajetórias e tendências”. O evento tem como objetivo socializar e divulgar a produção coletiva do livro “Serviço Social no Nordeste: das origens à renovação”, trazendo à luz os debates fundamentais que perpassam os conteúdos da obra e, dessa forma, estimular estudos e pesquisas sobre as dimensões da emergência, desenvolvimento e tendências do Serviço Social na região. O evento será realizado em duas modalidades, presencial, no Auditório Denis Bernardes, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), e remota.

O seminário, coordenado pelas professoras do PPGSS Ana Cristina Vieira, Ana Elizabete Mota e Angela Amaral, marca o lançamento do livro organizado pelas três docentes. Reunirá pesquisadores de vários estados da Região Nordeste. As mesas têm como temas: Questão Regional, Lutas Sociais e Pensamento Crítico no Nordeste (mesa 1); Contexto histórico e as particularidades da emergência e desenvolvimento do Serviço Social no Nordeste (mesa 2); Contribuição do Nordeste à Formação Profissional e à Renovação do Serviço Social brasileiro.

O evento também será espaço de reunião de grupos de pesquisa que estudam o Serviço Social no Nordeste e conta com o apoio do Departamento de Serviço Social da UFPE, Coordenação do Curso de Serviço Social da UFPE e Conselho Regional de Serviço Social – 4ª Região.

Confira a programação completa

14h às 14h20 | Abertura oficial

Mesa 1 | Questão Regional, Lutas Sociais e Pensamento Crítico no Nordeste
Palestrantes: professor Nivalter Aires (Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri/ URCA), professora Socorro Abreu (aposentada do curso de História da UFPE) e professor Michel Zaidan Filho (aposentado da UFPE).

Café com Letras: Sessão de Lançamento do Livro

19h às 21h
Reunião dos grupos de pesquisa do Nordeste

9h às 12h
Mesa 2 | Contexto histórico e as particularidades da emergência e desenvolvimento do Serviço Social no Nordeste
Palestrantes: professor Adilson Silveira Junior (Departamento de Serviço Social/UFPE), professora Rita de Lourdes de Lima (aposentada do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN) e professora Cristiana Mercuri (Departamento de Serviço Social da Universidade Federal da Bahia/UFBA)

14h às 17h30
Mesa 3 | Contribuição do Nordeste à Formação Profissional e à Renovação do Serviço Social brasileiro
Palestrantes: professora Ana Elizabete Mota (aposentada do Departamento de Serviço Social da UFPE) e Reivan Marinho de Souza (Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas)

18h | Encerramento do Seminário

Data da última modificação: 20/06/2022, 10:52

Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Serviço Social

Pós-graduação em Serviço Social / UFPE / CCSA Avenida dos economistas s/n sala C-24 1° andar. Recife - Pernambuco. CEP: 50740-590.

(81) 2126 8374 / Fax (81) 2126 8872
Helena Lúcia Augusto Chaves