Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS)

COMUNICADO: CARTA AOS DISCENTES

INFORMATIVO

A mestrandas e mestrandos, doutorandas e doutorandos do PPGSS:

A Universidade Federal de Pernambuco e as demais universidades pernambucanas suspenderam as aulas presenciais a partir de 16 de março, na perspectiva de preservação da vida, após o reconhecimento da pandemia de covid-19 pela Organização Mundial de Saúde. Naquele momento não se tinha estudos científicos que projetassem com segurança a duração da pandemia e das medidas de distanciamento social.

Em 8 de maio, o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFPE autorizou o início das aulas na pós-graduação, de forma remota, facultativo aos programas, no que foi considerado um período extraordinário – 2020.3. A maioria dos programas optou pela retomada das aulas.

A Pós-Graduação em Serviço Social não aceitou ministrar aulas remotas, consciente das limitações dessa forma de ensino, e em defesa do ensino presencial, como preconiza a ABEPSS – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Manteve as orientações, as defesas de tese e dissertação, as qualificações. As docentes Angela Santana do Amaral e Juliane Feix Peruzzo, fizeram um levantamento das condições de vida, estudo e trabalho de docentes e discentes, para subsidiar a atuação do PPGSS.

Em julho passado, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) da UFPE realizou uma reunião com os 13 (treze) programas que não tinham reiniciado seus cursos de forma remota, no sentido de ouvir suas posições e discutir as possíveis repercussões dessa posição para os programas, no último ano da Avaliação Quadrienal da CAPES. Foi informado que seria enviada ao CEPE uma proposta de calendário para 2020.2 com três datas para início das aulas, ou mesmo para retomada de 2020.1. Apesar da CAPES não ter se pronunciado claramente sobre sanções aos programas que não retomaram suas atividades de aulas, havia uma preocupação com as bolsas de mestrado e doutorado, alvo das agências de fomento no sentido de redução e retirada de bolsas de cursos de Ciências Humanas e Sociais, no atual governo.

Nosso PPGSS, nota 6 pela CAPES, tem 15 bolsas de doutorado e 10 de mestrado da CAPES; 6 de mestrado e 6 de doutorado do CNPq. Há 4 bolsas CAPES de mestrado e 4 de doutorado ainda não implantadas, pois os alunos não se enquadram nos critérios de concessão de bolsas destas agências de fomento. Vários programas perderam bolsas neste ano, e o CNPq está implantando uma nova modalidade de acesso às bolsas de pós-graduação, via Chamadas de Fomento. As várias áreas de conhecimento têm críticas a esse processo, reconhecendo a possibilidade de perda de bolsas nas áreas humanas e sociais.

Diante dessas questões, e da impossibilidade de retomada de aulas presenciais, pelo menos até o fim deste ano, há duas semanas o Colegiado da Pós-Graduação em Serviço Social vem discutindo a retomada das aulas para os cursos do Programa, de forma remota. Continuamos a considerar os limites das aulas remotas, mas levamos em conta principalmente a impossibilidade de aulas presenciais por um ano, com atraso da conclusão dos cursos principalmente por alunos bolsistas, de mestrado (duração de 2 anos) e doutorado (duração de 4 anos).

Portanto, o Colegiado decidiu pela retomada das aulas de 2020.1, já iniciadas em março, agora ministradas de forma remota. Pretendemos retomar as aulas agora no mês de agosto, com aulas através do Google Meet e com apoio do Google Classroom, pois a UFPE assinou acordo com o GSuite, que possibilita o uso dessas ferramentas para toda a universidade. As aulas podem ser síncronas (quando docente e discentes estão ao vivo, em tempo real) ou assíncronas (sem a presença simultânea de docentes e discentes).

Vamos manter a oferta de disciplinas de 2020.1, com as disciplinas:

DISCIPLINA

TIPO

Estado, sociedade e direitos

Mestrado – Helena Chaves

Doutorado – Marco Mondaini

Obrigatória

Seminário de Tese 1 (Turma 2019)

Rosa Cortês

Obrigatória

Avaliação de Políticas Sociais

Ana Arcoverde

Tópicos Especiais em Serviço Social

Ana Vieira

Tópicos Especiais em Pesquisa Social

Sébastien Antoine

Seminário de Tese 3 e 5

Vários professores, com atividades de orientação

Seminário de Dissertação

Vários professores, com atividades de orientação

Eletiva

Durante a semana de 3 a 7 de agosto, na medida em que os docentes criem as salas de aula no Google Classroom, os alunos serão contactados e orientados para a retomada das aulas em cada disciplina. De acordo com a Resolução no 6/2020 do CEPE/UFPE, Art. 6º.§ 2º, “O cancelamento da matrícula na disciplina poderá, excepcionalmente ao previsto no regimento dos PPG, ocorrer a qualquer momento do semestre 2020.1, mediante solicitação dos estudantes no SIGAA, sem qualquer prejuízo para estes”.

O Colegiado fez a discussão do reinício das aulas sem a participação do corpo discente, pois a representação estudantil de mestrado e doutorado ainda não foi informada à Coordenação do Programa. Marcaremos uma reunião com o corpo discente ainda esta semana, para falar sobre a retomada das aulas, para esclarecimentos e dúvidas.

Recife, 3 de agosto de 2020

Rosa Maria Cortês de Lima (Coordenadora do PPGSS)

Ana Cristina Vieira (Vice-Coordenadora do PPGSS)

Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Serviço Social

Pós-graduação em Serviço Social / UFPE / CCSA Avenida dos economistas s/n sala C-24 1° andar. Recife - Pernambuco. CEP: 50740-590.

(81) 2126 8374 / Fax (81) 2126 8872
Helena Lúcia Augusto Chaves