Informes Informes

15/10/2021 Colóquio (WEBINAR) A microeletrônica e o desenvolvimento de circuitos integrados fotônicos - Roberto Panepucci (Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP)

Título:

A microeletrônica e o desenvolvimento de circuitos integrados fotônicos

Coloquialista:

Roberto Panepucci

Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP

Resumo:

Nesta palestra apresentaremos aspectos da trajetória da integração da microeletrônica com a tecnologia de fotônica em silício. A narrativa apresentará o ponto de vista dos mecanismos que permitem a fabricação de diversos dispositivos bem como aqueles que promovem o controle da interação da luz e a matéria. Os desenvolvimentos iniciais que possibilitaram avanços rápidos na produção de dispositivos fotônicos numa plataforma criada para a produção de transistores serão discutidos. Conceitos hoje em uso na microeletrônica que podem levar a novas funcionalidades nessa convergência serão abordados. Finalmente, algumas estratégias para avançar o estado-da-arte nesta área serão propostos.

Data, horário e local:

15 de outubro de 2021, (sexta-feira) 16h

Ambiente Virtual: Google Meet

Segue endereço do Webinar:

Orientações:

1. Entrar com o microfone desligado.

2. Entrar com o email institucional (@ufpe.br)

Clique aqui para o PDF do cartaz com link do canal

Data da última modificação: 14/10/2021, 14:42