Informes Informes

02/06/2023 Colóquio (Presencial) Física, informação e as novas tecnologias quânticas - Luiz Davidovich, Professor Emérito (Instituto de Física Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Prezados membros do DF.

Segue abaixo informações sobre o Colóquio que será apresentado nesta sexta-feira, dia 02/06/2023

Local: Auditóro do Departamento de Física - UFPE

Horário: 16:00h

Data: 02 / Junho / 2023

Palestrante:

Luiz Davidovich, Professor Emérito, Instituto de Física Universidade Federal do Rio de Janeiro

Título:

Física, informação e as novas tecnologias quânticas

Resumo:

A partir do final do século 20, novos desenvolvimentos teóricos e experimentais levaram ao aparecimento de uma nova área de pesquisa, caracterizada pela forte interação entre pesquisa básica e aplicada e pela intensa interdisciplinaridade: a Informação Quântica. Ela abrange conceitos sutis da física quântica e um leque variado de aplicações: sensores ultrassensíveis para detectar forças fracas e deslocamentos da ordem do tamanho do núcleo de um átomo (úteis, por exemplo, para a detecção de ondas gravitacionais), medidas precisas de frequência e temperatura, relógios atômicos, segurança de comunicações (criptografia quântica), compressão mais eficiente de dados e computadores quânticos. Desafios que estimulam a colaboração entre físicos, cientistas de computação, matemáticos, químicos, biólogos e engenheiros. Essa palestra abordará aspectos conceituais e desenvolvimentos recentes nesta área do conhecimento, envolvendo o encontro entre noções científicas profundas e novas tecnologias, inimagináveis para os jovens que conceberam a física quântica no início do século 20.

Short-bio:

Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1968) e doutorado em Física pela University of Rochester (1976). Atualmente é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realiza pesquisas na área de Física, com ênfase em ÓPTICA QUÂNTICA e INFORMAÇÃO QUÂNTICA, atuando principalmente nos seguintes temas: emaranhamento quântico, descoerência, dispositivos para computação quântica, reconstrução de estados quânticos, teoria do laser, metrologia quântica. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e membro estrangeiro da National Academy of Sciences (USA), da Academia Chinesa de Ciências e da Academia Européia de Ciências. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2000, com o Prêmio TWAS de Física em 2001, com o Prêmio Álvaro Alberto (CNpq) e a Medalha Tamandaré (Marinha do Brasil) em 2010 e com a Comenda da Ordem do Mérito Naval em 2017. É Fellow da Optical Society of America e da American Physical Society. Foi eleito Presidente da Academia Brasileira de Ciências para os períodos 2016-2019 e 2019-2022 e Secretário Geral da TWAS para o período 2019-2022.

Data da última modificação: 02/06/2023, 09:00