Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Tese de Doutorado n.º 6 em 2021

“PROCESSOS DE TRANSPORTE, HIDRODINÂMICA E RETENÇÃO DE MATERIAL PARTICULADO SUSPENSO EM ESTUÁRIOS DE RIA COM PEQUENAS BACIAS HIDROGRÁFICAS”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Tese de Doutorado n.º 6 em 2021

 

Aluno(a): José Cavalcante de Oliveira Filho

 

Orientador(a): Prof. Dr. Valdir do Amaral Vaz Manso

 

Coorientador(a): Prof. Dr. Aldo Sottolichio (Universidade de Bordeaux – França) e Prof. Dr. Carlos Augusto Franca Schettini (FURG)

 

Título: “PROCESSOS DE TRANSPORTE, HIDRODINÂMICA E RETENÇÃO DE MATERIAL PARTICULADO SUSPENSO EM ESTUÁRIOS DE RIA COM PEQUENAS BACIAS HIDROGRÁFICAS”

 

Data: 16/07/2021

 

Horário: 9h

 

Local: videoconferência através do Google Meet.

Link da transmissão ao público: http://meet.google.com/xdm-ueif-yhz

 

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Carlos Augusto França Schettini (Coorientador)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Roberto Lima Barcellos (PPGEOC/CTG/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. Elírio Ernestino Toldo Júnior (UFRGS)

4.º Examinador(a): Prof. Dr. Carlos Eduardo Peres Teixeira (UFC)

5.º Examinador(a): Prof. Dr. Nils Edvin Asp Neto (UFPA)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. João Adauto de Souza Neto (PPGEOC/CTG/UFPE)

2.º Examinador(a): Dr. Ernesto de Carvalho Domingues (INFOMARES)

 

Resumo:

O transporte e a distribuição do Material Particulado em Suspensão (MPS) na zona costeira são influenciados por processos hidrodinâmicos, meteorológicos e oceanográficos (marés, descarga fluvial, ventos e etc...), em escalas temporais de segundos a anos. Os rios e estuários são bastante estudados, pois são as principais fontes de sedimento para a zona costeira, funcionando como um filtro natural entre o continente e o oceano. Além da problemática relacionada à erosão ou assoreamento que ocorre na zona costeira e em estuários, em canais portuários, é importante entender a dinâmica do sedimento em suspensão para fins de análise de distribuição de poluentes e possíveis sumidouros e fontes de substâncias contaminadas. A presente tese tem como objetivo investigar a dinâmica e distribuição do MPS entre o sistema estuarino de Itapessoca e Itamaracá (SEII) e a plataforma interna adjacente, focando nos processos de importação de material da plataforma, através de dados observacionais e modelagem numérica, para identificar as fontes alóctones de material para dentro do estuário. A primeira parte da tese mostra que existe um padrão residual de circulação entra as ilhas de Itamaracá e Itapessoca e a morfologia de fundo da seção transversal da Barra de Catuama define uma importação duas vezes maior de água e MPS para dentro do sistema. Um filtro passa-baixa do tipo Butterworth evidenciou a circulação gravitacional como sendo a principal forçante da circulação submareal. Além disso, o modelo hidrodinâmico 3D do sistema SEII mostrou que o padrão de correntes do sistema tende a importar MPS de maneira residual da plataforma. Esse resultado é corroborado pela propagação da maré no sistema, que mostrou a presença de dois pontos nodais ou nulos (sem variação de maré), onde as correntes diminuem sua magnitude. Por fim, a partir dos resultados do modelo 3D, foram realizados experimentos com trajetória de partículas off-line.  Os resultados mostraram que a fonte do MPS é alóctone com origem na deriva litorânea da plataforma ou estuários vizinhos. Da mesma maneira, os resultados utilizados no terceiro artigo da coletânea desta pesquisa mostra a trajetória de partículas, utilizando um modelo numérico lagrangeano. Após simulações em 4 combinações de cenários distintos: i) maré; ii) maré + descarga fluvial; iii) maré+descarga fluvial+vento e iv) maré+vento, foi possível identificar o preenchimento do estuário ocorre da plataforma para dentro. Uma combinação de vento, descarga fluvial e maré, juntamente a vento e maré, mostraram que as partículas provenientes da plataforma e do estuário do rio Capibaribe (adjacente) influenciam na presença de MPS dentro dos canais da ilha de Itapessoca.

 

Palavras-chave: -