Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF)

Defesa de Dissertação de Mestrado N°22 - Danilo Edson de Souza -

Pós-Graduação em Educação Física  – UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Nº  22

Aluno: Danilo Edson de Souza
Orientador: Prof. Vinícius de Oliveira Damasceno
Coorientador: Prof.  Tony Meireles dos Santos

Título:  VALIDADE DA PSE DO EXERCÍCIO GRADUADO PARA PRESCRIÇÃO DA INTENSIDADE DO EXERCÍCIO.

Data: 23/08/2019
Hora/Local: 09 h: –  Sala 1 do PPGEF

Banca Examinadora:

Presidente: Dr.  Dr. Vinícius de Oliveira Damasceno
Membro Interno: Dr. Eduardo Zapaterra Campos
Membro(s) Externo(s): Dr. Flávio de Oliveira Pires  (Universidade de São Paulo - USP)

Resumo:

A literatura tem apontado que a percepção de esforço, seria o verdadeiro mecanismo gerenciador do estado de fadiga durante o exercício. Essas observações ganham robustez com as teorias de regulação cerebral de desempenho, que são descritas pelos modelos psicológico motivacional e governador central da fadiga. Com base no modelo de governador central, a conduta de autorregulação da intensidade do exercício com PSE parece ser uma alternativa viável, visto que a magnitude de esforço percebido é o resultado das interações da atividade cerebral e dos estímulos nervosos aferentes que representam alterações fisiológicas periféricas de origem metabólica e do sistema cardiopulmonar. Diante disso, o objetivo deste estudo foi testar a validade dos dados de PSE Borg 6-20 obtidos em teste de progressivo para autorregulação da intensidade do exercício. Como principais resultados identificamos que os indivíduos são capazes de auto ajustar a intensidade do exercício de caminhada e corrida em esteira ergométrica utilizando apenas as categorias de PSE da escala de Borg 6-20 obtidas em teste progressivo. As análises das medidas mostraram que as apenas as categorias 7 e 11 para o VO2 e 8, 10 e 18 para a velocidade apresentaram diferença significativa (p<0,05) na comparação dos dados obtidos no teste incremental com os projetados. Em conclusão, o uso dos dados de PSE Borg 6-20 gerados em testes incrementais, são fisiologicamente validos para autorregulação da intensidade do exercício de caminhada e corrida em esteira ergométrica. Palavras chave – PSE, Exercício Aeróbico, Escala De Borg 6-20.

Palavras Chaves:

PSE, Exercício Aeróbico, Escala De Borg 6-20