Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF)

Defesa de Dissertação da Mestranda N°15 - Cristianne Roberta Machado Cavalcante Tomasi

Pós-Graduação em Educação Física  – UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Nº  15

Aluna: Cristianne Roberta Machado Cavalcante Tomasi
Orientador: Prof. Dr. Vilde Gomes de Menezes.                                                                              Co-orientador: Prof. Dr. Flávio Renato Barros da Guarda

Título: ANÁLISE DA EFETIVIDADE DA POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE - O PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE - SOB O ESCOPO DA ATIVIDADE FÍSICA NAS REGIÕES NORTE E NORDESTE DO BRASIL, COM BASE NO MODELO RE-AIM..

Data: 27/02/2019
Hora/Local: 14h –
Auditório Carlos Maciel - Centro de Educação da UFPE

Banca Examinadora:

Presidente: Dr. Vilde Gomes de Menezes
Membro Interno: Dr. Wallacy Milton do Nascimento Feitosa
Membro Interno: Dr. Jorge Bezerra (Universidade de Pernambuco)
Membro(s) Externo(s): Dr. Edmilson Santos dos Santos (Universidade Federal do Vale do São Francisco)

RESUMO:

Analisar as políticas dos programas de atividade física (AF) é um grande desafio em várias partes do mundo. No Brasil, algumas iniciativas singulares vêm apresentando resultados promissores, como é o caso do Programa Academia da Saúde (PAS) e similares. Este estudo de escopo qualitativo analítico descritivo, decorrente de análise documental, e o modelo RE-AIM (Reach, Efficacy/Effetiveness, Adoption, Implementation, Maintenance) - processo de avaliação através de cinco dimensões que se relacionam entre si (alcance, efetividade, adoção, implementação e manutenção), verificam a efetividade do PAS nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, totalizando dezesseis estados. Os resultados apontam para a necessidade de refinamento de procedimentos de gestão compatíveis com as características específicas das comunidades atendidas e déficit de monitoramento, manutenção e avaliação. Esta verificação apontou um investimento para implementação e alcance equivalente a 80% na região Nordeste e 20% na região Norte. Apesar de um maior investimento na região Nordeste, o comparativo entre as regiões aponta que o Norte é fisicamente mais ativa, conforme as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por outro lado, muito embora exista uma diretriz nacional denominada de Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), apenas 34,4% dos entes públicos se utilizam dela para planejamento das atividades do PAS. Conclui-se, provisoriamente, que as diretrizes do programa são muito abrangentes em relação às possibilidades de intervenção, há uma tensão entre o planejamento e a operacionalização sugerindo a necessidade de aperfeiçoamentos dos modelos de gestão a fim de se obter maior otimização na relação investimento\atendimento das políticas.

Data da última modificação: 25/02/2019, 17:10

Portlets aninhado Portlets aninhado