Destaques Destaques

Voltar

Vídeo de doutora em Biologia Aplicada à Saúde ganha na categoria Química na competição Dance Your PhD

Ela também venceu na votação popular pela internet, em que ganhou dos outros 11 competidores com 78% dos votos

Por Ascom

A doutora em Biologia Aplicada à Saúde pela UFPE Natália Oliveira foi a ganhadora da categoria Química da competição mundial “Dance Your PhD”, promovida pela revista Science. O resultado  foi anunciado hoje (1º) e a seleção contou com um júri de cientistas e dançarinos. Ela também venceu na votação popular pela internet, em que ganhou dos outros 11 competidores com 78% dos votos. 

“Fico muito feliz em ter ganhado esse resultado na competição. O voto popular já era o maior prêmio para a gente. As pessoas puderam acompanhar a nossa ideia e acreditaram no nosso trabalho. Agora ter também o reconhecimento do júri técnico, composto por artistas e cientistas, coroou quão grandes podem ser nossa ciência e nossa arte brasileiras. Representar o Brasil foi um marco para mim”, comemora. 

Os finalistas concorreram em quatro categorias: Química, Física, Biologia e Ciências Sociais. Os vencedores de cada uma das quatro categorias e o vencedor geral receberão prêmios em dinheiro no valor total de $ 2.500. 

O vídeo de Natália (“Pop, Dip and Spin: The Legendary Biosensor for Forensic Sciences”) foi feito juntamente com a companhia de dança Vogue 4 Recife. Gravado no Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE e em pontos turísticos do Recife, o vídeo mostra de forma simples e lúdica como um crime pode ser resolvido pelo uso de tecnologias portáteis, como os biossensores. 

O trabalho baseia-se na tese de doutorado de Natália Oliveira, intitulada “Desenvolvimento de Biossensores para as Ciências Forenses”, que demonstrou o uso de biossensores que podem detectar amostras biológicas em cenas de crime, como sangue, mesmo após a lavagem dessas manchas por materiais de limpeza¿doméstica, ato frequentemente realizado por criminosos numa tentativa de esconder vestígios do crime. 

 

Reportagens publicadas:

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2017/11/1932589-doutora-da-ufpe-e-premiada-em-concurso-mundial-de-danca-cientiica.shtml

https://g1.globo.com/pernambuco/noticia/pesquisadora-pernambucana-faz-video-de-danca-sobre-doutorado-para-concurso-da-revista-science.ghtml

http://www.bbc.com/portuguese/brasil-41806238

http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/10/cientista-brasileira-produz-um-videoclipe-para-explicar-sua-pesquisa.html 

 
 

Mais informações 
Natália Cybelle Lima Oliveira 
nataliacybelle.89@gmail.com 

 
Data da última modificação: 28/11/2017, 14:36