O Programa O Programa

O programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco, criado inicialmente como Especialização em 1979, oferece hoje Mestrado e Doutorado com nota SEIS na Avaliação CAPES.

As Áreas de Concentração e as respectivas Linhas de Pesquisa do Programa são:

  • Democracia e Instituições (Instituições Políticas, Democracia, Política Comparada e Políticas Públicas)
  • Relações Internacionais (Política Internacional)

 

Consulte nossos relatórios anuais na Plataforma Sucupira da Capes

 

Coordenador: Prof. Dalson Britto Figueiredo Filho
 

 

 

Integração com a graduação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE funciona em estreita interação com o Bacharelado em Ciência Política/Relações Internacionais. O corpo de professores e orientadores é o mesmo na graduação e na pós e os estudantes da graduação convivem rotineiramente com os da pós-graduação nos núcleos de pesquisa.

O curso de graduação formou sua primeira turma em 2012 e desde então vem fornecendo candidatos muito mais qualificados para a pós-graduação. Os nossos estudantes do mestrado e do doutorado oriundos desta nossa graduação têm tido um desempenho excelente e têm permitido elevar o nível de exigência na pós-graduação. Estudantes provenientes de outras áreas podem assistir aulas na graduação como uma forma de nivelamento opcional.

Além da integração nas atividades nos núcleos de pesquisa, estudantes da pós-graduação atuam na graduação como estagiários de docência, como professores substitutos e como orientadores de monografias. Os estudantes da graduação se integram com as atividades da pós através da iniciação científica e da participação em eventos, em que atuam como monitores ou apresentando pôsteres.

A integração tem rendido produções em coautoria de qualidade nacionalmente reconhecida.

Página da graduação: www.ufpe.br/cpri