Matemática do Coronavírus Matemática do Coronavírus

Voltar

Desvendando a matemática do coronavírus

DESVENDANDO A MATEMÁTICA DO CORONAVÍRUS

Seja em menor ou maior grau, o mundo sempre conviveu com a presença de doenças infectocontagiosas. Exemplos não faltam. Em grande escala, foi assim com a Gripe Espanhola, a Peste Negra, o HIV. Em menor abrangência, a Turbeculose, o Sarampo, dentre outras. O que todas elas têm em comum? Em épocas e limitações distintas, foram erradicadas - ou controladas - pela ciência, com ajuda também da modelagem matemática.

Trazendo esta problemática para os dias atuais, o que se percebe como um grande desafio é alinhar o avanço da epidemiologia, seus instrumentos técnico-científicos, o impacto das descobertas produzidas com um diálogo acessível ao grande público. Hoje, além das dificuldades da pandemia do novo coronavírus, que vem assolando diversos setores e camadas sociais, o Brasil se depara, sobretudo, com informações algumas vezes limitadas, ou pouco precisas, no que diz respeito à doença.

A ausência de informes técnicos atualizados, bem dispostos e em linguagem acessível à população, podem contribuir em como entendemos o crescimento do número de casos em todo o território nacional. E, particularmente para Pernambuco, ter a real noção em que estágio da pandemia nós estamos. É a partir daí em que se criou o rosto do nosso projeto de extensão, "Epidemiologia matemática - fazendo a ponte entre ciência e sociedade no combate à Covid-19."

Diante de um cenário de muitas dúvidas e respostas pouco precisas, nosso trabalho visa esclarecer ao público geral de forma sucinta, a partir da elaboração de uma série de reportagens, a ser divulgada a partir desta sexta-feira, o conteúdo de artigos recentemente publicados na área de epidemiologia matemática sobre o novo coronavírus.

Ter esse conteúdo em mãos, mastigado aos leitores, certamente vai contribuir - e muito - na compreensão de como o coronavírus se comporta. Além de, claro, com a ajuda da modelagem matemática, visualizarmos quais medidas preventivas devem ser adotadas para lidar com este período de crise. Esperamos que o leitor, ao longo da execução deste projeto, se torne familiar com a linguagem e os termos utilizados em epidemiologia matemática e na modelagem do Covid-19.

Data da última modificação: 22/06/2020, 18:50