Matemática do Coronavírus Matemática do Coronavírus

Voltar

Associação entre o uso sistemático de corticosteróides e a mortalidade entre os pacientes de COVID-19 em situação crítica

Integrantes de um grupo de trabalho da OMS realizou uma seleção aleatória de pacientes para estimar a associação entre o uso do corticosteróide comparado com o tratamento usual e o tratamento placebo, e a mortalidade por todas as causas em pacientes hospitalizados e em estado grave, com suspeita ou confirmação de Covid-19. O principal achado do estudo foi que a administração sistemática de medicamento, em relação aos outros dois tratamentos, foi associada a uma diminuição na mortalidade.

Título Original: Association Between Administration of Systemic Corticosteroids and Mortality Among Critically Ill Patients With COVID-19

Título Traduzido: Associação entre o uso sistemático de corticosteróides e a mortalidade entre os pacientes de COVID-19 em situação crítica

Autores: Grupo de trabalho de evidências em terapias para COVID-19 da Organização Mundial de Saúde (OMS)

Projeto Covid-19 e a Matemática das Epidemias - Fazendo a ponte entre Ciência e Sociedade

Tradução: Danilo Barros e Jônatas Teodomiro

Síntese: Camila Sousa e Júlia Lyra

Coordenação: Felipe Wergete Cruz

Introdução

O uso de corticosteróides no tratamento de infecções tem sido, em meio à pandemia de Covid-19, uma discussão controversa duradoura. Sobretudo pela não existência de dados rigorosos sobre a sua eficácia no tratamento de pacientes em estado crítico infectados pela doença. O corticosteróide, também conhecido como corticóide ou cortisona, é um remédio sintético produzido em laboratório com base em hormônios feitos pelas glândulas supra-renais, e que possui uma potente ação anti-inflamatória.

Com o objetivo de gerar informações confiáveis sobre a eficácia dos corticosteróides, o grupo de trabalho The WHO Rapid Evidence Appraisal for COVID-19 Therapies (REACT), da Organização Mundial de Saúde (OMS),  realizou uma meta-análise (técnica estatística desenvolvida para integrar os resultados de dois ou mais estudos independentes) de testes clínicos.

Os integrantes reuniram uma seleção aleatória de pacientes para estimar a associação entre o uso do medicamento comparado com o tratamento usual e o tratamento placebo, e a mortalidade por todas as causas em pacientes hospitalizados e em estado grave, com suspeita ou confirmação de Covid-19. O principal achado do estudo foi que a administração sistemática de corticosteróides, em relação aos outros dois tratamentos, foi associada a uma diminuição na mortalidade.

Destrinchando

A meta-análise prospectiva retirou dados de 7 testes clínicos com seleção aleatória de pacientes e avaliou a eficácia de corticosteróides em 1703 pacientes com Covid-19 em situação crítica. Os testes foram conduzidos em 12 países entre 26 de fevereiro de 2020 e 9 de junho de 2020, e a data do último acompanhamento foi 6 de julho de 2020. Os dados retirados foram pegos, em geral, de testes individuais e de subgrupos pré-definidos pela OMS.

Pacientes foram selecionados aleatoriamente para receber dexametasona, hidrocortisona e metilprednisolona de forma sistemática (678 pacientes) ou receberem o tratamento usual ou tratamento placebo (1025 pacientes).

A equipe classificou os testes de acordo com a droga corticosteróide utilizada no grupo de intervenção e buscou se no teste foi usada uma baixa ou alta dose de corticosteróides, baseada nos seguintes limites pré-determinados pelo estudo: 15mg/d de dexametasona, 400mg/d de hidrocortisona e 1mg/kg/d de metilprednisolona.

A análise primária utilizou uma técnica chamada “inverse-variance weighting fixed-effect” (método de agregar duas ou mais variáveis ¿¿aleatórias para minimizar a variância da média ponderada) sobre as razões de possibilidades (ORs), que consistem na divisão entre a chance de um evento ocorrer em um grupo e a chance de ocorrer em outro grupo, da mortalidade em geral.

Os pesquisadores também conduziram uma meta análise utilizando um modelo de efeito aleatório (modelo estatístico onde os parâmetros são variáveis ¿¿aleatórias e que se pressupõe que os dados em análise são retirados de uma hierarquia de diferentes populações cujas diferenças se relacionam com essa hierarquia). Por fim, também se considerou a taxa de incerteza na meta análise de efeito aleatório.

Para ler a resenha do artigo completa clique aqui. 

Data da última modificação: 19/09/2020, 23:33