Destaques Destaques

Voltar

Informativo de práticas alimentares durante e após a Covid-19: das compras ao preparo

Apesar das boas práticas de higiene sanitária e alimentares já serem conhecidas, nesse momento devem ser redobradas. Cuidados mais frequentes com a higienização das mãos com água e sabão ou álcool a 70% e o uso da máscara são alguns dos exemplos. Além disso dormir bem; se exercitar; ter momentos de relaxamento e uma boa alimentação contribuem de forma efetiva para a imunidade frente à infecção. E para ajudar nessa tarefa, docentes de Nutrição da UFPE produziram uma cartilha para informar sobre como tratar os alimentos durante a pandemia para evitar o contágio do coronavírus.

Alimentos expostos numa mesa.

Alimentos: das compras ao preparo durante e após a Covid-19.

De forma inesperada a pandemia do coronavírus ou SARS-COV-2 ou COVID-19 desencadeou mudança de hábitos para todos. De repente, o trabalho é realizado de casa (home office); crianças recebendo aulas pela internet sob acompanhamento dos responsáveis; horas diárias de recreação com os filhos; limpeza e arrumação da casa, além da preparação das refeições, tudo isso realizado no espaço do domicílio. Neste contexto a higiene pessoal, do ambiente e dos alimentos, assim como o bem estar emocional exigem ações tidas como essenciais para auxiliar o sistema imunológico na defesa do organismo contra a COVID 19. Apesar das boas práticas de higiene sanitária e alimentares já serem conhecidas, nesse momento devem ser redobradas. Cuidados mais frequentes com a higienização das mãos com água e sabão ou álcool a 70%; o ato de evitar colocar as mãos no nariz, olhos ou boca com as mãos não higienizadas, e o uso da máscara são alguns dos exemplos. Além disso dormir bem; se exercitar; ter momentos de relaxamento e uma boa alimentação contribuem de forma efetiva para a imunidade e defesas do organismo frente à infecção.

 

Clique aqui e confira a cartilha "Informativo de práticas alimentares durante e após a Covid-19: das compras ao preparo", realizada pelas docentes Carmem Lygia Burgos Ambrósio; e Elizabeth do Nascimento (ambas do Núcleo de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão), Marisilda de Almeida Ribeiro; e Raquel Araújo de Santana (ambas do Departamento de Nutrição do Campus Recife). 

 

Data da última modificação: 22/06/2020, 22:05