Clipping Clipping

Prefeitura do Recife e UFPE firmam parceria para realização de testes do novo coronavírus

O trabalho de combate ao novo coronavírus ganhou um importante reforço nesta segunda-feira (6). O prefeito Geraldo Júlio recebeu o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor Alfredo Macedo Gomes, para firmar parceria para a ampliação dos testes da Covid-19. Ao todo a Prefeitura do Recife vai adquirir os testes e a UFPE terá a capacidade de realizar 300 testes do tipo RT-PCR por dia. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19.

Para o prefeito Geraldo Júlio a parceria vai reforçar ainda mais o trabalho conjunto de conter o avanço descontrolado do vírus na cidade. "Todo o nosso esforço tem sido para salvar vidas. Hoje anunciamos mais uma conquista que é essa importante parceria com a Universidade Federal. Quanto mais rápido esse vírus se espalhar pelo Brasil, mais difícil vai ser para o sistema de saúde atender a essa enorme demanda que pode ser gerada. Esse trabalho vai possibilitar que tenhamos uma resposta mais rápida e efetiva no tratamento dos doentes", afirmou o prefeito.

Na parceria, a Prefeitura do Recife ficará responsável pela aquisição dos testes e coleta do material, que enviará para o laboratório da UFPE. Já a Universidade usará seus equipamentos e o corpo técnico para analisar o material. A expectativa é realizar 300 testes por dia. A parceria vai ampliar a capacidade de testagem e permitir um melhor acompanhamento e o devido isolamento e tratamento dos pacientes mais graves.

O professor Alfredo Macedo Gomes, reitor da UFPE falou sobre o convênio. "Essa parceria é muito importante, porque primeiro vai dar um salto de qualidade na capacidade de teste no estado de Pernambuco. A Prefeitura do Recife tem coordenado com muita competência esse processo e nós, da Universidade, ficamos muito felizes de fazer parte de uma parceria como esta, tendo em vista um contexto muito difícil para nossa cidade, nosso estado e nosso país", pontuou Macedo.

Fonte: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2020/04/prefeitura-do-recife-e-ufpe-firmam-parceria-para-realizacao-de-testes.amp.html

Data da última modificação: 08/04/2020, 03:09