Destaques Destaques

UFPE e Cepene/ICMBio buscam expandir parcerias na área de biodiversidade marinha

Reitor, vice-reitor e pró-reitor de Extensão e Cultura visitaram a sede do Cepene/ICMBio em Tamandaré, na sexta-feira (2)

Fotos: Anderson Lima

Equipe da Universidade é recebida na sede do centro, no litoral sul

Conhecer sua capacidade técnica, estreitar laços e expandir parcerias. Estes foram os objetivos de visita técnica realizada por dirigentes da UFPE na última sexta-feira (2) à sede do Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene/ICMBio), localizado na baía de Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco. Estiveram presentes na visita o reitor Alfredo Gomes, o vice-reitor Moacyr Araújo e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar. Eles foram recebidos pelo professor Mauro Maida, do Departamento de Oceanografia da UFPE, e por Leonardo Messias, coordenador do Cepene.

Na ocasião, foram visitadas as unidades de pesquisa, onde ficam localizados laboratórios e biblioteca; a estrutura náutica, mantida a partir de uma parceria entre UFPE e Cepene; e também o setor de treinamento do centro, formado por salas de aula, auditórios, apartamentos e alojamentos. Foi visitado ainda o catamarã Guruçá Cat, embarcação de 16,5 metros com capacidade para 12 passageiros e um tripulante. O catamarã está sob a guarda da UFPE desde fevereiro, por solicitação da Polícia Federal, que apreendeu a embarcação devido ao envolvimento com o tráfico internacional de drogas.

Catamarã está sob a guarda da UFPE, que deseja a sua cessão definitiva

Ancorado na baía de Tamandaré, em frente ao Cepene, o Guruçá é equipado com sonares, dois computadores de bordo, piloto automático e dessalinizador, tendo suas instalações elétricas movidas a energia solar. “O Guruçá é um barco autossustentável, perfeito para nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, explicou o professor Mauro Maida. “É por isso que a Universidade está tentando junto à Justiça e ao Ministério Público a cessão do uso desse bem em prol da UFPE em parceria com a Polícia Federal de Pernambuco”, completou. “Apesar de demonstrado o claro interesse público do bem servir às atividades de instituições da União, a UFPE e a Polícia Federal, o Ministério Público e a Justiça negaram o pedido e foi decidido colocar o catamarã a leilão, processo que será acompanhado pela Universidade”, explicou.

Para o vice-reitor Moacyr Araújo, a parceria da UFPE com o Cepene é histórica, além de produtiva. “Ela possibilita, entre outros, o desenvolvimento conjunto de pesquisas e a formação para nossos alunos de graduação e pós-graduação em temas relacionados à preservação de nossos ecossistemas marinhos”, afirmou. “Nesse sentido, estamos empenhados em obter a cessão para uso do veleiro Guruçá, o que representará um salto de qualidade para a obtenção de dados oceanográficos e para a formação acadêmica nos diferentes cursos da UFPE que trabalham com as Ciências do Mar”, completou ele.

A visita contou ainda com a participação da professora Beatrice Padovani Ferreira, do Departamento de Oceanografia da UFPE; do assessor do reitor, Breno Caldas de Araújo; e do chefe do Gabinete Adjunto, Emanuel Moraes dos Santos.

CEPENE – O Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene) constitui um dos centros de pesquisa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) dedicados à conservação marinha. Compete ao centro, entre outras atividades, realizar ações de pesquisa, monitoramento e manejo para a conservação, uso sustentável e recuperação das espécies e ecossistemas marinhos e estuarinos no Nordeste brasileiro, além da formação e capacitação de profissionais voltados para a área marinha. Cerca de 25 estudantes e egressos da UFPE, de cursos como Oceanografia e Ciências Biológicas, atuam nas diversas atividades do centro de pesquisa, que tem como parceiros diversas instituições públicas, do terceiro setor e da iniciativa privada.

MUNICÍPIO – A visita técnica ao Cepene foi finalizada com reunião com o prefeito de Tamandaré, Isaías Honorato. O encontro teve como objetivo o estudo de futuras parcerias entre a UFPE e a gestão do município. Entre as propostas apresentadas pela Universidade, estão o auxílio na gestão de resíduos sólidos, realização de testes RT-PCR para detecção da Covid-19, auxílio na regularização fundiária e ações de extensão, entre outras. Após o encontro, a Prefeitura de Tamandaré se comprometeu a formalizar um documento com propostas a serem dialogadas com a gestão da Universidade em próxima reunião.

“Foi uma visita muito boa, porque representa a continuidade da parceria da Universidade Federal de Pernambuco com o Cepene e vai ser importante para dar continuidade aos processos de formação na área de Ciências do Mar”, afirmou o reitor Alfredo Gomes. “A visita também foi muito produtiva porque nós fizemos as tratativas com a Prefeitura de Tamandaré para estabelecer oportunidades de convênio para ampliar os processos de formação e beneficiar a cidade de maneira geral, envolvendo todo o município nesse processo a partir de cursos de extensão, aperfeiçoamento e também com ações de extensão”, finalizou.

Data da última modificação: 07/07/2021, 17:57