Destaques Destaques

Dois pacientes de Manaus recebem, hoje (30), alta hospitalar do HC e retornam ao Amazonas

Os manauaras estavam na Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias do HC-UFPE/Ebserh desde o último sábado (23) à noite

A alegria e a gratidão estavam estampadas nos olhos dos pacientes de Manaus Dyego Morais e Darlem Oliveira, ambos com 31 anos, que estão curados da Covid-19 e receberam alta na manhã de hoje (30) do Hospital Clínicas da UFPE, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação. Os manauaras, que estavam na Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias do HC-UFPE/Ebserh desde o último sábado (23) à noite, embarcam ainda hoje (30) para a capital amazonense em voo comercial.

“Só quero agradecer pela recepção que tive dos médicos, do pessoal da limpeza e de todos que me acolheram de braços abertos para eu poder vencer essa doença e poder ir para casa”, disse emocionada Darlem Oliveira. Dyego Morais também foi só emoção. “Sensação de ir para casa é a melhor. Vou voltar para o lar, para a minha família, para os meus filhos e isso é muito gratificante. Mais uma vez, agradeço a família do Hospital das Clínicas. Sou só gratidão. Meu muito obrigado. Fiquem com Deus”, falou.

Na chegada ao HC-UFPE/Ebserh, esses pacientes receberam mensagens de boas-vindas e kits de higiene personalizados. Na saída, o cuidado não foi diferente. A equipe de Hotelaria Hospitalar enviou mensagens de agradecimento e de boa viagem, além de um pote de açaí para eles já sentirem um pouco do gostinho de casa.

O superintendente do HC-UFPE/Ebserh, Luiz Alberto Mattos, também participou da despedida. “É com muita satisfação que a gente atribui este momento de alta destes dois pacientes que recebemos de Manaus. É uma alta carregada de simbolismo em função de toda a mobilização da equipe do HC-UFPE/Ebserh. Nós devolvemos os pacientes aos seus familiares com muita alegria. Agradecemos a todos os envolvidos nesta Operação Manaus, desde a chegada até o retorno desses pacientes para casa”, afirmou.

Com a alta hospitalar de Dyego e Darlem, o HC-UFPE/Ebserh possui, no momento, dez pacientes de Manaus com Covid-19, internados no hospital-escola, três deles estão na Unidade de Terapia Intensiva e os demais na enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Eles estão estáveis.

Operação Manaus – Desde o último dia 15, o Ministério da Educação (MEC) tem recebido pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus para hospitais universitários federais da Rede Ebserh. Ao todo, já são 138 pacientes transferidos por meio da iniciativa do Ministério da Saúde e três familiares desses pacientes que também testaram positivo para o coronavírus que também foram internados.

Para receber esses pacientes, a Rede Ebserh/MEC organizou uma força-tarefa para montar toda a estrutura necessária nos hospitais (como redefinição de fluxos, reorganização das equipes e redistribuição de leitos, entre outras ações), além de treinamento dos profissionais, que vem ocorrendo desde o ano passado. Com a coordenação do Ministério da Saúde (MS), uma rede de apoio foi criada em todo o país para receber os pacientes de Manaus com Covid-19. Ao todo, foram disponibilizados 205 leitos em nove hospitais universitários administrados pela Ebserh.

As unidades que a Rede Ebserh disponibilizou para receber pacientes de Manaus são: Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI/Ebserh), em Teresina; Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE/Ebserh), no Recife; Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA/Ebserh), em São Luís; Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB); Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), em Natal; Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), em João Pessoa; Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG/Ebserh), em Goiânia; Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (Hupaa-Ufal/Ebserh), em Maceió; e Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC), em Fortaleza.

Data da última modificação: 30/01/2021, 17:32