Destaques Destaques

Voltar

Reunião do GT Covid-19 da UFPE aborda experiências da retomada presencial em instituições federais de Ensino Superior

Evento terá a participação de três reitoras (UFRJ, UFSB e UFCSPA) que representarão o GT da Andifes

O Grupo de Trabalho para Enfrentamento da Covid-19 (GT Covid-19) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) reúne-se, na próxima segunda-feira (4), às 16h, no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria, no Campus Recife. O encontro terá como pauta principal as experiências exitosas das ações das instituições federais de Ensino Superior no contexto de retomada das atividades acadêmicas e administrativas presenciais. O evento terá a participação de três reitoras que representarão o conjunto do GT da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), que está debruçado sobre os desafios do retorno seguro e a qualidade das atividades acadêmicas e administrativas presenciais.

O encontro contará com a apresentação virtual das reitoras Denise Pires Carvalho (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), Joana Angélica Guimarães da Luz (Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB) e Lucia Campos Pellanda (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA).

O GT da Andifes trabalhou acerca das experiências exitosas das universidades federais durante a pandemia da covid-19, contemplando 53 instituições brasileiras de Ensino Superior. Em seu trabalho, tem destacado as principais ações desenvolvidas e sugestões para retomadas presenciais seguras.

A atuação do GT da Andifes, com levantamento substanciado de ações concretas, reitera o papel estratégico das universidades federais, a adaptação para garantir a oferta do ensino e o exercício solidário na pesquisa e na extensão. De maneira geral, são 18 os principais eixos de ações e iniciativas das universidades que o GT da Andifes estará compartilhando com o Comitê Covid-19 da UFPE na reunião.

O vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo, estará na coordenação do encontro, que contará com a participação do reitor Alfredo Gomes no início dos trabalhos.

UFPE – Ao longo da pandemia, a UFPE tem desenvolvido diversas ações voltadas ao enfrentamento da covid-19 e à biossegurança da comunidade acadêmica. Entre as iniciativas estão a produção de álcool 70% e de protetores faciais; fornecimento de máscaras de proteção respiratória relacionada à exposição desempenhada, especialmente para atividades de assistência em saúde; adaptação do leiaute e sinalização dos espaços de trabalho, de atendimento ao público e salas de aula; desinfecção de espaços físicos com material apropriado; testagem; estudos para estratégia vacinal contra a covid-19; monitoramento de variantes do vírus; sequenciamento genético do vírus; e levantamento vacinal da comunidade universitária.

As medidas incluem ainda a exigência de comprovante vacinal para acesso às estruturas da Universidade; o acompanhamento dos estudantes residentes nas casas universitárias; a elaboração de protocolos de biossegurança para a retomada presencial gradual e segura; a disponibilidade de especialistas para suporte nas preparações setoriais; a publicação de editais de inclusão digital; o teleatendimento em saúde para síndromes gripais; e a individualização de cabines de atendimento em Odontologia.

Data da última modificação: 31/03/2022, 17:05