Destaques Destaques

Projeto contra a Covid-19 desenvolve dispositivos de esterilização com inteligência artificial

A iniciativa foi aprovada em edital da Propesqi que seleciona ações em prol do diagnóstico e prevenção do novo coronavírus

Pesquisadores do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participam de projeto para desenvolver um dispositivo inteligente de esterilização microbiológica de ambientes utilizando Inteligência Artificial (IA) e radiação ultravioleta. A iniciativa foi aprovada no Edital Propesqi “Emergencial de Credenciamento e Fomento de Projetos, visando Ações para o Diagnóstico e Prevenção da Covid-19”.

Elaborado na UFPE, com parcerias entre o IFPE e o Centro Regional de Energias Nucleares do Nordeste, o grupo de pesquisa do projeto é formado por pesquisadores nas áreas de Ciência da Computação, Física, Química, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica e Saúde

A ação partiu da necessidade de desenvolver ações de cautela e diligência que intensifiquem a higienização pessoal, de equipamentos e de ambientes passíveis de contaminação pelo novo coronavírus. A proposta contempla a produção de materiais para o enfrentamento do vírus com a construção de um dispositivo controlado remotamente para esterilização viral de ambientes. Uma vez no local, o aparelho é capaz de verificar suas dimensões e calcular a quantidade de doses de radiação UV necessárias para a esterilização viral do espaço.

Os diferenciais do projeto estão na construção de um dispositivo inteligente remotamente controlável capaz de otimizar automaticamente o tempo de irradiação necessário para desinfectar um determinado ambiente, sem riscos para o operador humano.

O professor e pesquisador do CIn Leandro Maciel Almeida faz parte da equipe do projeto e explica qual a importância do desenvolvimento de um trabalho deste escopo. “Primeiramente, é de suma importância a inclusão do CIn no cenário de desenvolvimento de tecnologias nacionais para o combate à Covid-19, já que os laboratórios do Centro possuem os equipamentos e o grupo de pesquisadores mais capacitados do país no desenvolvimento de soluções de IA. Igualmente, a promoção da colaboração de pesquisadores de áreas distintas é indispensável para a construção de uma solução prática a ser utilizada ao final do projeto, uma vez que a ação integra uma equipe multidisciplinar e multi-institucional. A elaboração dos dispositivos também faz parte do fomento à soberania nacional e regional com respeito a tecnologias voltadas para a prevenção de doenças”, explica.

Atualmente, o dispositivo encontra-se em fase de testes para verificação da sua eficácia de esterilização em ambientes controlados com a pulverização de bactérias e fungos em superfícies como metal, madeira, tijolo, aço inox, alumínio, vidro e plástico. O próximo passo da ação é a execução de testes em ambientes hospitalares, que irá ocorrer em colaboração com o Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A estimativa de conclusão do projeto é dia 15 de setembro e prevê a entrega de unidades para pronto uso na Universidade

Data da última modificação: 19/08/2020, 16:30