Destaques Destaques

Profissionais do Hospital das Clínicas da UFPE recebem cartas de agradecimento, escritas por estudantes da rede estadual de ensino

Cartas integram o projeto da disciplina de Língua Portuguesa da EREM Professora Amarina Simões

“Caríssimos profissionais de saúde, venho por meio desta, agradecer o essencial trabalho dos que fazem parte da saúde, em especial, aos que estão na linha de frente no combate à covid-19. Uma boa parte da sociedade está presenciando, através dos meios de comunicação, a árdua rotina em que vocês entraram e que exige tanto para tentar minimizar os efeitos dessa doença que veio para ceifar milhares de vidas”. O trecho citado faz parte da carta escrita por Hatus Cavalcanti, 14 anos, estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professora Amarina Simões, localizada em Paulista, no Grande Recife. A carta do aluno e mais outras quatro produções foram selecionadas pela escola e entregues aos profissionais do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que estão atuando na linha de frente no enfrentamento da Covid-19.

Fotos: Raítza Vieira/HC-Ebserh

Emocionada, a enfermeira Ana Paula Alves, do Serviço de Doenças Infecto Parasitárias (DIP) do HC, foi uma das que recebeu o texto. “É muito bom saber que somos lembradas. Foi muito gratificante ler a cartinha. No dia a dia, tentamos fazer o nosso melhor como profissionais de saúde. É nossa obrigação. O sentimento é sempre de gratidão aos que tiveram a ideia das cartinhas”, disse. A técnica de enfermagem Liliane Pereira, também do Serviço de DIP, conta que ficou emocionada e extremamente agradecida pelo reconhecimento do esforço dos trabalhadores da saúde pelos estudantes.

O HC tem atuado no enfrentamento da pandemia de Covid-19 em várias frentes: no desenvolvimento de dezenas de pesquisas científicas; no ensino; e na assistência aos pacientes com a Covid-19, encaminhados pela Secretaria Estadual de Saúde. São quase 3 mil colaboradores, distribuídos nas áreas assistencial e administrativa, envolvidos – de maneira direta e indireta – no combate ao novo coronavírus.

Hatus Cavalcanti, autor de uma das cartas, ratifica o agradecimento a todas essas pessoas engajadas nesta batalha. “Temos que agradecer mesmo. São pessoas que saem de suas casas, arriscam suas vidas para ajudar outras. Minha maneira de agradecer foi através das palavras”, disse, acrescentando que também tem seguido as medidas de prevenção, como o uso de máscara, o isolamento social e a higiene frequente das mãos.

GRATIDÃO – A entrega das cartas aos profissionais do HC foi a última etapa do projeto “Carta de Agradecimento: a gratidão em forma de palavras”, produzido na disciplina de Língua Portuguesa, liderado pela professora Rebeka Abreu e que teve apoio do gestor e professor de Língua Portuguesa da Erem Professora Amarina Simões, Carlos Alberto Miranda. São cerca de 140 alunos que compõem as turmas de 1º ano do Ensino Médio da instituição, e as cartas selecionadas representam todos esses discentes.

“O projeto surgiu da ideia de análise de gênero textual: carta. Os alunos pesquisaram sobre a estrutura da carta, leram cartas históricas, estudaram sobre esse gênero. A partir dessa busca, produziram suas cartas, de forma manuscrita. Esses textos foram corrigidos. Selecionamos alguns, digitamos e enviamos ao hospital”, explicou a professora Rebeka.

De acordo com Carlos Alberto Miranda, a atividade também foi uma forma de sensibilizar os estudantes acerca da Covid-19 e seus riscos. “Muitas das cartas foram relatos sobre o dia a dia vivido por eles durante a pandemia. Então, também é uma forma de perceberem a importância da prevenção e reconhecerem o trabalho de quem está na linha de frente”.

Data da última modificação: 20/08/2020, 16:03