Destaques Destaques

Voltar

Live da Ascom de quarta-feira (26) aborda “Memórias da epidemia de peste bubônica em Exu em 1935”

A jornalista Vitória Galvão vai conversar com a jornalista e mestra em História Cláudia Parente

Você sabia que o município de Exu, no Sertão de Pernambuco, foi assolado pela peste bubônica em 1935? É provável que não. Este fato, até recentemente sem registro na história oficial local, será abordado na live de amanhã (26), às 16h, no Instagram da Ascom. A jornalista Vitória Galvão vai conversar com a jornalista e mestra em História Cláudia Parente, que defendeu, na última segunda-feira (24), sua dissertação sobre o tema, que suscita reflexões em tempos de pandemia da Covid-19.

“Memórias de um Ano da Peste: Uma reconstituição da epidemia que assolou Exu em 1935” é o título do trabalho. Ele aborda a peste bubônica “não apenas como evento patológico, mas como um fenômeno sociocultural, capaz de provocar grandes transformações no cotidiano dos indivíduos”.

A pesquisa usou testemunhos orais, documentos escritos e notícias de jornais, a fim de “identificar os comportamentos coletivos diante de uma epidemia de alta letalidade, incluindo as estratégias de sobrevivência da população afetada e a resposta das autoridades de saúde ante uma doença representada pelo signo do medo e da morte desde tempos imemoriais”. De acordo com Cláudia Parente, o evento foi condenado ao esquecimento, não havendo registro na história oficial nem nos arquivos públicos do município ou do Estado.

Data da última modificação: 26/08/2020, 10:28