Destaques Destaques

Atuação do Lika-UFPE na pandemia de Covid-19 é o tema da live de amanhã, às 16h, no Instagram

A jornalista Vitória Galvão vai conversar com o diretor do Lika, José Luiz de Lima Filho

Desde o início da pandemia no Brasil, o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE vem atuando, junto aos gestores públicos, no enfrentamento ao novo coronavírus. Na live no Instagram amanhã (1º), às 16h, a jornalista Vitória Galvão vai conversar com o diretor do Lika, José Luiz de Lima Filho, para fazer um balanço das ações que estão sendo realizadas pelo laboratório. Temas como diagnóstico, epidemiologia e futuras pandemias fazem parte da pauta.

As principais ações do Lika incluem o auxílio na realização de exames para detecção da doença (Covid-19), estudos epidemiológicos, integração de plataformas de vigilância bioepidemiológica hiperespectral (satélites, drones e outros sensores) e atividades de telemedicina para monitoramento de pessoas infectadas.

No campo da pesquisa epidemiológica, o Lika vem atuando em uma plataforma multicamada em parceria com o Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Diariamente, os pesquisadores do IRRD coletam dados públicos para verificar o andamento e o mapeamento dos casos do novo coronavírus. Eles utilizam modelos matemáticos e espectrais, integrando os dados com o georreferenciamento e sensoriamento remoto por drones e satélites.

Data da última modificação: 30/09/2020, 18:17