Ampliação das atividades marca primeiro semestre do NuDOc

Na rota de ampliação das suas atividades, o NuDoc dá início, neste primeiro semestre, a mais três projetos de extensão. Os projetos têm fins de preservação e de valorização da memória dos movimentos sociais. São eles: Arquivo de TrabalhadoresAssociação Comunidade do Caranguejo; e; Documentário História das Lutas da FETAPE, que ensejam esse rol de tarefas promovidas pelo Núcleo. O primeiro é apoiado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e os outros dois pela Pro-reitoria de Extensão da UFPE.

Arquivo de Trabalhadores procura sensibilizar a classe trabalhadora, através dos seus sindicatos, para a importância da preservação das suas lutas. A realização das atividades conta com alunos dos cursos de História e Comunicação Social. Os de História são responsáveis por organizar e catalogar os acervos de 10 sindicatos da Região Metropolitana do Recife. Já as entrevistas com os láderes sindicais e a pesquisa audiovisual nos arquivos estão a cargo dos estudantes de Comunicação. Esta equipe, ao final do projeto, produzirá um documentário contando a história de lutas desses sindicatos. A professora Socorro Abreu, vice-coordenadora dos trabalhos afirma que a iniciativa é muito positiva para a região Nordeste. “O trabalho de preservação de documentos no Nordeste é ainda muito precário. Acredito que um projeto desta natureza seja primordial para começarmos a mudar esse panorama”.

Por sua vez, Associação Comunidade do Caranguejo: resgatar a memória para fazer históia faz parte da parceria entre essa comunidade e o NuDoc, desde 2008. Localizada em Sítio Novo, Olinda, “O Caranguejo”, como é popularmente chamada, apresenta um de menores índices de desenvolvimento humano do MunicA­pio. Dentre os projetos realizados pelo Núcleo, estão a continuidade do curso de pré-vestibular, a ampliação da biblioteca da Associação e a promoção de parcerias com grupos culturais da comunidade e oficinas de música, teatro e dança, além de oferecer oficinas de jornalismo e radialismo para produção de notícias sobre os interesses da comunidade voltados para jornais e programas de rádio. No que diz respeito à  realização do documentário, no ano anterior, já foram feitas algumas entrevistas com lideranças e moradores da comunidade. Neste ano, mais dois bolsistas de comunicação se juntaram à equipe.

Por fim, temos o projeto sobre a história da FETAPE. A representatividade da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE) junto aos movimentos de trabalhadores no campo tem importantância relevante. Diante disso, o projeto sobre a trajetória de lutas da FETAPE se propõe a organizar o acervo audiovisual que o Nudoc já possui a respeito e recolher material audiovisual nas suas sedes e em outros sindicatos a ela ligados. A pesquisa contempla uma gama de materiais que vão desde a sua origem em 1962, até hoje, que o vídeo vai procurar explorar, além de fatos mais marcantes da história da FETAPE. A conclusALo e posterior veiculação dos três documentários estão previstas o início do ano que vem.

Data da última modificação: 02/10/2017, 16:10