Destaques Destaques

Voltar

TVU exibe duas séries de vídeos produzidos por alunos de Jornalismo

Vídeos-minuto criados por estudantes de Jornalismo discutem o uso consciente do ambiente virtual e criticam narrativas históricas do século XX

Estudantes do 6º período do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFPE produzem série de vídeos-minuto como parte da disciplina de Introdução à Televisão. “Internet: terra de ninguém?” e “Releituras da história” são duas séries de temáticas distintas, elaboradas com a orientacão da professora Yvana Fechine e com apoio do Laboratório de Imagem e Som (LIS) da UFPE. Em sua primeira e única temporada, cada produção contém seis episódios de um minuto, que debatem o uso seguro da internet e fazem uma revisão crítica da história do século XX contada tradicionalmente. As duas séries serão veiculadas como interprogramas, a partir de hoje (13), na grade da TVU, canal 11.1.

A série de vídeos “Internet: terra de ninguém?” foi criada com o objetivo de conscientizar os espectadores para uma melhor utilização do web espaço. É possível conferir desde passo a passo de como denunciar crimes de ódio ocorridos no ambiente virtual até dicas de como controlar o uso dos dispositivos eletrônicos por crianças e adolescentes. No contexto pandêmico, com o significativo aumento do uso de internet – só no Brasil temos 152 milhões de usuários (pesquisa da TIC Domicílios 2020) – torna-se urgente a discussão dos temas trazidos pela série informativa de seis episódios. Pornografia de vingança, como denunciar crimes de ódio realizados pela internet e como identificar e combater fake news e cyberbullying são alguns dos temas propostos pelos vídeos.

Já a série “Releituras da história” foi produzida a partir de uma seleção de imagens do documentário "Nós que aqui estamos por vós esperamos (1999)", de Marcelo Masagão. Antes da virada do milênio, o documentarista lançou este filme com sua visão dos principais acontecimentos do século XX. Revisitar o material é relembrar, mas também questionar sobre a forma como narrativas históricas foram construídas e como podem ser reinterpretadas no contexto atual. Com criatividade, pesquisas atualizadas e críticas sociais, os seis episódios abordam temáticas contemporâneas, como o racismo, as lutas feministas, a exploração do trabalho, a mercantilização da fé, entre outros. Os vídeos, de um minuto cada, possuem os seguintes títulos: Onde estamos na história? O trabalho dignifica, Sem ar, Deus acima de tudo, Alien Manifesto e O alvorecer feminino.

EQUIPE E PRODUÇÃO – Produzido por estudantes de Jornalismo da UFPE, ambas as séries foram produto da disciplina Introdução à Televisão 2020.2, ministrada por Yvana Fechine. A concepção e roteiros foram elaborados pelos próprios alunos, enquanto a edição dos vídeos foi realizada por Beto Farias, com pós-produção de Hugo Luna, edição de áudio de Felipe Peixoto e imagens de apoio de Nildo Ferreira, todos do Laboratório de Imagem e Som (LIS) da UFPE.

Data da última modificação: 13/09/2021, 16:18