Destaques Destaques

Voltar

Trilhas da Democracia é nova opção na TV pernambucana

Cada edição terá dois convidados, sendo um ligado aos movimentos sociais e um pesquisador da academia

O historiador e professor da UFPE Marco Mondaini, do Departamento de Serviço Social, é o coordenador da série de programas Trilhas da Democracia que vai ao ar, a partir do dia 14 deste mês, na TV Pernambuco (canal 28.2). Na sua primeira temporada, durante o ano de 2019, serão 48 debates semanais exibidos sempre na segunda-feira, às 20h15. 

Sob a direção do jornalista Alexandre Yuri, cada edição trará sempre dois convidados, sendo um representante dos movimentos sociais e um pesquisador da academia, para debater temas relacionados à defesa dos direitos humanos. Com o tema geral "O que esperar do Governo Bolsonaro", os quatro primeiros episódios da série já estão prontos.

Foto: Divulgação

1º programa discutirá novo governo sob a ótica do Estado e da sociedade

Segundo o professor Mondaini, espera-se que o programa consolide-se como um instrumento de permanente interlocução entre universidades e movimentos sociais, tornando-se uma das referências nos debates sobre democracia e direitos humanos.


O Trilhas da Democracia é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Fase, Organização não Governamental que desenvolve estratégias para o monitoramento de políticas públicas, visando à garantia do direito à cidade com participação popular. 

Programação 

Tema geral: O que esperar do Governo Bolsonaro

14/01 – Na estreia, o doutor em Ciências Políticas e professor aposentado da UFPE Michel Zaidan e o deputado federal eleito e presidente da CUT-PE, Carlos Veras, irão debater o tema sob a ótica do Estado e sociedade.

21/01 – No segundo programa, o ex-deputado federal Paulo Rubem, que é pesquisador em educação e professor da UFPE, e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, levarão em consideração as expectativas sobre a área da Educação. 

28/01 – Seguridade Social e Mulheres será o subtema desse dia com a médica e professora do Departamento de Medicina Social da UFPE Heloísa Mendonça e a pesquisadora do Instituto Feminista para a Democracia SOS Corpo, a doutora em Serviço Social Verônica Ferreira. 

04/04 – Os Impactos Sociais e Ambientais do Desenvolvimento serão debatidos pela doutora em Geografia e professora do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE Ana Cristina Fernandes e pelo doutor em Desenvolvimento Urbano e diretor executivo da Fase, Evanildo Barbosa. 
 

Data da última modificação: 04/01/2019, 15:30