Destaques Destaques

Voltar

Questões ambientais no Brasil na pauta do Giro Nordeste de hoje (25), às 20h30

Desmatamentos e garimpos ilegais, uso de agrotóxicos e licenciamento ambiental estão no centro do debate na TVU (Canal 11.1)

Para falar sobre a situação ambiental e a legislação pertinente em vigor no Brasil, o Giro Nordeste recebe, esta semana, o consultor jurídico do Instituto Socioambiental (ISA) Maurício Guetta. Neste mês, foi aprovado de urgência pela Câmara dos Deputados projeto de lei que altera as regras de análise, registro e fiscalização de agrotóxicos no país. Apelidado de “PL do Veneno” pela oposição parlamentar, a nova legislação, segundo Guetta, permite a aprovação de substâncias danosas à saúde humana, além de excluir dois dos órgãos responsáveis pela aprovação de agrotóxicos no país e concentrar todo o poder de deliberação no Ministério da Agricultura.

O especialista afirma que a ausência do Estado brasileiro na Amazônia, nos últimos anos, tem contribuído para a entrada de grupos criminosos na região que atuam em garimpos, grilagem de terras e exploração de madeira ilegal. De acordo com Guetta, o meio ambiente nunca foi pauta prioritária para os governantes, mas nas próximas eleições os candidatos não poderão fugir da pauta ambiental, pois é uma questão diretamente vinculada à economia e ao mercado internacional.

O programa Giro Nordeste vai ao ar toda sexta-feira na TVU (Canal 11.1), às 20h30. É uma produção da TVE Bahia e traz em sua bancada virtual jornalistas de emissoras públicas de rádio e televisão de todo o Nordeste. 

Data da última modificação: 25/02/2022, 16:36