Destaques Destaques

Voltar

Programação da Semana Especial de São João do Opinião Pernambuco está no YouTube

Programa é exibido de segunda a sexta-feira, às 19h40

Em meio à programação especial de São João do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias, temas como bacamarteiros de Caruaru, bandas de pífanos, Dominguinhos, Gordurinha e Orquestra Sanfônica foram abordados pelo Opinião Pernambuco, programa de entrevistas que vai ao ar pela TVU, canal 11.1, e pela internet, nas páginas do Facebook e YouTube de segunda a sexta-feira às 19h40 e nas rádios Universitária FM 99,9 e Paulo Freire AM 820 às 8h30. 

O Opinião Pernambuco abordou o tema Bacamarteiros de Caruaru. O folguedo acontece através de uma apresentação cênico-performática formada por um grupo de 15 a 20 pessoas. Com o bisaco com munição e seu bacamarte em mãos e vestidos com calça e camisa de zuarte, lenço vermelho no pescoço, chapéu de palha ou couro, alpercatas ou tênis, bacamarteiros e bacamarteiras desfilam e fazem suas apresentações nas ruas das cidades ou zonas rurais, dando salvas de tiros em homenagem aos santos católicos reverenciados no mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro. Apresentado por Stella Maris, o programa recebeu José Urbano, historiador e integrante da Academia de Cultura, Ciências e Letras de Caruaru, e Angela Maria de Oliveira, agricultora aposentada e bacamarteira do 27° Batalhão da Serra dos Cavalos.

Conjuntos instrumentais formados, essencialmente, por flautas e percussão, as Bandas de Pífanos foram tema do Opinião Pernambuco. Na maioria das vezes, os instrumentos usados são dois pífanos, um zabumba e uma caixa. Apresentado por Valdir Oliveira, o programa contou com as participações de Amaro Filho, produtor cultural e pesquisador de Bandas de Pífanos, e do músico Alexandre Rodrigues.

Aos seis anos de idade, o cantor e compositor pernambucano Dominguinhos aprendeu a tocar sanfona e a ir a feiras livres para arrecadar dinheiro. Pouco tempo depois, formou, ao lado dos dois irmãos, o trio Os Três Pinguins. Aos nove, já era proficiente em sanfonas de 48, 80 e 120 baixos. Conheceu Luiz Gonzaga, ainda criança, na porta de seu hotel. O músico ficou impressionado e chamou Dominguinhos para ir ao Rio de Janeiro. Era o início de uma carreira que proporcionou à cultura brasileira músicas como “Eu só Quero um Xodó”, “Tenho Sede”, “De Volta Pro Meu Aconchego” e “Retrato Redondinho”. Apresentado por Josimar Parahyba, o programa recebeu o pesquisador Paulo Vanderley.

A obra de Waldeck Artur de Macedo, o “Gordurinha” também foi assunto da programação especial de São João. Cronista perspicaz dos costumes e questões culturais e sociais de seu tempo, “Gordurinha”, autor junto com Jackson do Pandeiro, do samba Chiclete com Banana, navegou com desenvoltura por diversas temáticas e estilos musicais. Apresentado por Valdir Oliveira, o programa contou com a participação de Hermano Figueiredo, cineasta, musicólogo e apresentador do “Mundo Vinil”.

Não há como negar que a sanfona está na memória afetiva do nordestino. Com seu som diverso, imortalizado na cultura popular através da música de artistas como Luiz Gonzaga e Dominguinhos, o instrumento ecoa em canções tradicionais que se confundem com a própria história do sertanejo. Apresentado por Stella Maris, o programa recebeu o maestro Lucílio Souza para falar sobre a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, da qual é o regente.

Data da última modificação: 28/06/2022, 14:02