Destaques Destaques

Voltar

Opinião Pernambuco traz série de entrevistas sobre o que esperar de 2022 no Brasil

Entrevistas já estão disponíveis na íntegra no canal da TVU no YouTube

Já estão disponíveis no canal da TV Universitária (TVU) no YouTube os primeiros episódios deste ano do programa Opinião Pernambuco. Na primeira semana desta temporada, o programa trouxe o questionamento "O que será de 2022?". Confira o resumo semanal:

"O quadro epidemiológico"
Passados dois anos desde o início da pandemia de covid-19, ela aparenta estar cada vez mais próxima do fim. Até lá, no entanto, é preciso continuar com todos os cuidados. Para discutir esse assunto, o primeiro programa do ano, que foi ao ar na segunda-feira (7), recebeu a médica e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Ana Brito.

"Cenário econômico Brasileiro"
Com inflação maior e juros em alta, menor crescimento da renda e a desaceleração global, o programa da terça-feira (8) contou com a participação da economista Sandra Brandão, que debateu sobre o que esperar da economia nacional este ano.

"Meio ambiente"
Na quarta-feira (9), o programa abordou a complexa situação do meio ambiente, que conta com mais consciência e boas práticas entre empresas e vozes ativas na sociedade, porém sofre com desmatamentos, enchentes, secas históricas, incêndios, degradação dos biomas, ameaças aos territórios de povos tradicionais e alertas de cientistas sobre a emergência climática. A convidada foi Paloma Costa, Conselheira Jovem em Clima do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas em Clima e Assessora do Instituto Socioambiental.

"Cenário político brasileiro"
O Opinião Pernambuco trouxe na quinta-feira (10) o cientista política Sérgio Ferraz para discutir sobre o ano eleitoral e as mudanças que ele acarreta na política brasileira, com uma movimentação intensa nos partidos políticos para a definição de alianças e das candidaturas que disputarão as eleições em outubro.

"Questão social"
Para fechar a semana, na última sexta-feira (11), a temática abordada foi o quadro social brasileiro. A convidada foi Janine Mello, pesquisadora da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, Instituições e Democracia no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que discutiu sobre a histórica desigualdade social nacional, a volta do mapa da fome e a educação precária.

Data da última modificação: 15/02/2022, 18:36