Destaques Destaques

Voltar

Opinião Pernambuco aborda imigrantes africanos, saúde mental, desastres climáticos e frevo

Programa, que vai ao ar pela televisão no canal 11.1 de segunda a sexta-feira às 19h40, também fica disponível no YouTube

A situação dos imigrantes africanos no Brasil, saúde mental e o esporte de alto rendimento, desastres climáticos e o frevo sem carnaval foram os temas do Opinião Pernambuco na última semana. O programa recebeu o doutor Bas’llele Malomalo e o pesquisador Alex Vargem para debater sobre o tema que chamou atenção nas últimas semanas no país inteiro depois da morte brutal do congolês Moïse Kabagambe: “A situação dos imigrantes africanos no Brasil”. A relação da “Saúde mental e o esporte de alto rendimento” também foi discutida depois do assunto ganhar visibilidade com a desistência do tricampeão mundial Gabriel Medina ter desistido de competir em importante campeonato de surfe, no Havaí, para cuidar da saúde física e mental no final de janeiro. “Desastres climáticos” e as consequências do “Frevo sem o Carnaval” foram os outros assuntos abordados no programa, que vai ao ar pela televisão no canal 11.1 de segunda a sexta-feira às 19h40 e nas rádios Universitária FM 99,9 e Paulo Freire AM 820 às 8h30.

Apresentado por Josimar Parahyba, o programa sobre a situação dos imigrantes africanos no Brasil recebeu Bas’llele Malomalo, doutor em Sociologia e professor do curso de Relações Internacionais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, e Alex André Vargem, pesquisador e doutorando pela Unicamp em Ciências Sociais e assessor da Comissão de Direitos Humanos, Migrantes e Combate à Xenofobia do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo.

“Cheguei ao meu limite”, escreveu o tricampeão mundial Gabriel Medina ao anunciar, no final de janeiro, ter desistido de competir em mais uma etapa do Circuito Mundial de Surfe, no Havaí, para cuidar da saúde física e mental. Medina se junta a outras estrelas do esporte, como a tenista Naomi Osaka e a ginasta Simone Biles, que nos últimos anos também desistiram de competições após manifestarem lidar com problemas como ansiedade e depressão. O Opinião Pernambuco discutiu a saúde mental e o esporte de alto rendimento. Apresentado por Valdir Oliveira, o programa recebeu Aline Wolff, psicóloga e coordenadora de preparação mental do Comitê Olímpico Brasileiro.

O Opinião Pernambuco discutiu os desastres naturais no Brasil. Os extremos climáticos têm crescido em quase todo o mundo, com muita chuva concentrada em poucos dias ou poucas horas contrastando com a temporada de seca e queimadas rigorosas em outras regiões. De acordo com um relatório divulgado no ano passado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), a temperatura do planeta pode aumentar em 1,5 grau nas próximas duas décadas. Caso nada seja feito para reduzir o risco da população, tragédias como a de Petrópolis, por exemplo, podem se repetir. Apresentado por Stella Maris, o programa recebeu José Marengo, climatologista, meteorologista e coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

As consequências do frevo sem o Carnaval foram abordadas pelo Opinião Pernambuco. Apresentado por Stella Maris, o programa trouxe Leonardo Saldanha, professor e pesquisador da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e o mestre e maestro Marco César Brito.

Data da última modificação: 02/03/2022, 18:56