Destaques Destaques

Voltar

Nova programação na tela da TVU a partir do dia 20

Programas aprovados pelo Conselho Editorial estreiam na grade, com exibição de segunda a sexta-feira

A partir da próxima segunda-feira (20), a programação da TVU (canal 11.1) traz várias novidades para os telespectadores. No final da manhã, entra em cena a série “O povo cuidando do povo”, cinco episódios que documentam ações de solidariedade realizadas por movimentos sociais populares, em Pernambuco, no enfrentamento do novo coronavírus. À noite, estreia o telejornal “Central do Brasil”, com notícias de todos os cantos do país, também dando voz aos movimentos.

Os dois programas foram avaliados e aprovados pelo novo Conselho Editorial do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU), composto por servidores, professores da UFPE e representação da sociedade civil. A proposta de incluir novos produtos na grade, abrindo uma janela para a produção independente e para programas realizados por instituições governamentais e não governamentais, comunidade acadêmica, outras emissoras públicas e movimentos sociais, oferece ao público conteúdos plurais e qualificados. E cumpre um dos objetivos do NTVRU de estimular a formação de espírito crítico, por meio da variedade de formatos, gêneros e conteúdo.

Foto: Ph Reinaux

Moradores foram formados como Agentes Populares de Saúde

A série documental “O povo cuidando do povo”, no ar de segunda a sexta-feira, às 11h15, detalha a experiência da campanha de solidariedade e de enfrentamento do novo coronavírus dos movimentos populares em Pernambuco. Traz ao público a experiência de formação dos Agentes Populares de Saúde, enriquecida pelos quadros “O que a história nos conta”, “Bem Viver” e “Movimentos contra Coronavírus”. Estão envolvidas no projeto as entidades Mãos Solidárias, Frente Brasil Popular e Brasil de Fato. A série tem direção de Olívia Godoy, roteiro de Rani de Mendonça e produção executiva de Paulo Mansan.

A segunda estreia da semana, “Central do Brasil”, no ar de segunda a sexta, a partir das 20h, tem formato de telejornal. Reúne notícias, entrevistas, quadros de serviço, opinião e cultura, em linguagem acessível a todos os públicos. Como linha editorial geral, tem foco na defesa da vida e do emprego dos brasileiros e brasileiras, abordando os fatos de forma crítica. Como o nome sugere, essa “Central do Brasil” valoriza a identidade nacional e pretende conectar o país por meio da participação de diferentes vozes e representações sociais. O programa é produzido pela Rede de Comunicação dos Movimentos Populares, com apoio da Frente Brasil Popular e Frente Povo sem Medo, e realização das organizações Brasil de Fato e TVT.

A partir das 20h15, também de segunda a sexta-feira, o telespectador acompanha o “Cai no Vestibular”, atração orientada para quem se prepara para o Enem e vestibulares. Nas noites de quarta-feira, o programa “Realidades – Direitos Humanos e Cidadania”, apresentado pelo professor e filósofo Marcelo Pelizzoli, ganha novo horário. Vai ao ar a partir das 20h30. E, na sequência, às 21h, entram em cena o “Festival Música em Domicílio”, com participação de artistas da cena local e nacional, e o projeto “Teia”, em que o ator Claudio Ferrario interpreta um contador de casos misteriosos.

Data da última modificação: 15/07/2020, 20:03