Destaques Destaques

Voltar

Equoterapia, carros elétricos e metabolismo dos alimentos são destaques do “Univerciência”

Programa exibido pela TVU hoje (2) também aborda uma catalogação inédita de répteis e anfíbios na Paraíba

Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) se dedicaram a estudar minuciosamente como se comporta a dieta humana, das composições químicas ao consumo de alimentos capazes de agravar ou melhorar nossa condição de saúde. O estudo contou com parceria internacional e com a colaboração de várias instituições brasileiras de pesquisa. Tendo em vista a premissa de que a gente é aquilo que come, o pesquisador Juliano Amaral destaca que é possível identificar, na rotina alimentar das pessoas, se elas estão consumindo algo que não deveriam. A identificação dos metabólitos dos alimentos é um dos destaques do “Univerciência”, atração que vai ao ar hoje (2), às 20h30, na TVU.

O programa desta semana também aborda a construção de um veículo que se desloca exclusivamente com o uso de energia solar, pesquisa realizada pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE); a terapia assistida por cavalos, que envolve crianças e adolescentes com necessidades especiais, estudo feito na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); e ainda uma catalogação inédita de anfíbios e répteis que habitam uma floresta paraibana, investigação desenvolvida na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Na Região Metropolitana de Fortaleza, onde fica o Campus Maracanaú do IFCE, o professor do curso de Engenharia de Controle e Automação Luiz Daniel Santos foi quem deu o pontapé, em 2022, no protótipo de um triciclo elétrico movido a energia solar. Projetado como veículo simples, o triciclo solar fotovoltaico aproveita o bom nível de irradiação solar, que ocorre praticamente o ano inteiro, para oferecer um conceito barato e prático de locomoção. Com painel solar no teto, o veículo tem estimativa de autonomia de 180km e atinge velocidade média de 40 km/h.

Em Itapetinga, no sudoeste da Bahia, a técnica do uso de cavalos para auxiliar o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes com deficiência revelou aumento de interação, de conhecimento, maior praticidade e socialização. De acordo com a pesquisadora Lígia Santos, as sessões de equoterapia, com duração de 20 minutos ou mais, envolvem leitura de histórias e questionamentos acerca do que foi apresentado. E se observa que, após o exercício, a concentração dos jovens fica mais aguçada.

Umas das formas de buscar a preservação da biodiversidade é a catalogação de espécies animais. Assim, um grupo de pesquisadores paraibanos realiza um estudo inédito numa área de mata de uma antiga usina de cana-de-açúcar. O projeto de extensão envolve cinco professores de Biologia da UFPB e a ideia é inventariar diferentes espécies de cobras, lagartos e serpentes da região, considerada um dos maiores conjuntos de florestas da Paraíba, no município de Santa Rita, a 15 quilômetros de João Pessoa.

Fruto da parceria entre emissoras de TV e instituições públicas de Ensino Superior nordestinas, o “Univerciência” valoriza a produção científica brasileira e revela, a cada semana, como as pesquisas têm transformado a vida das pessoas. Para dúvidas ou sugestões, a produção disponibiliza o e-mail univerciencia@uesb.edu.br.

Data da última modificação: 23/02/2023, 12:03