Informes Informes

Voltar

Segunda fase de instalação de placas solares da usina fotovoltaica tem início no CAA

Serão mais 300 kWp que somados aos 368 kWp da primeira fase do projeto, totalizarão 688 kWp, atualmente, a maior usina de geração de energia solar da UFPE

Na semana passada, iniciou-se nos blocos da terceira etapa do Campus do Agreste a segunda fase de instalação de placas solares da usina fotovoltaica do CAA. Serão mais 300 kWp que somados aos 368 kWp da primeira fase do projeto, totalizarão 688 kWp, atualmente, a maior usina de geração de energia solar da UFPE.

O projeto foi desenvolvido pela Superintendência de Infraestrutura (SInfra) da UFPE,  sob a gestão de Carlos Falcão, superintendente do órgão, com a participação dos engenheiros Luis Gustavo Lopes e Paulo Alison. A instalação da usina no CAA teve o apoio da equipe de Engenharia e Infraestrutura do Campus, com a participação do engenheiro Mariberto Alves. Os recursos para implantação da usina da UFPE somam a ordem de R$ 3,3 milhões de recursos obtidos junto ao Ministério da Educação (MEC) e mais R$ 1,2 milhão proveniente de emenda parlamentar.

O professor Gilson Lima, vice-diretor do CAA, explica que, desde 2017, quando o CAA foi certificado pelo Ministério do Meio Ambiente, existe o compromisso em implementar ações de gestão ambiental no Campus.  Nesse sentido, parcerias internas, com o Grupo de Gestão Ambiental Avançada (GAMA), e externas, com a Prefeitura de Caruaru, com o ambientalista Severino Montenegro e com o professor e biólogo Alexandre Nunes, vêm contribuindo com a execução dessas ações. “A instalação das placas fotovoltaicas, realizadas pelo reitoria com o apoio da SInfra e do setor de engenharia do CAA, somam para consolidação do compromisso do Campus do Agreste com as melhores práticas ambientais.”, afirma o vice-diretor.

Para o professor Manoel Guedes, diretor do CAA, “A ação desenvolvida pela reitoria da UFPE  é fundamental para o Campus do Agreste em dois sentidos: pela economia, em um período de recursos escassos com os cortes do MEC, e pelo compromisso educativo da instituição, para estimular na região práticas de sustentabilidade na geração de energia renovável.” A ação da reitoria soma com as demais ações promovidas pela gestão do Campus no compromisso firmado com a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), complementa o diretor.

Data da última modificação: 22/11/2021, 16:53