Informes Informes

Voltar

Participação da UFPE na Passarela Fenearte homenageia o gravurista, desenhista, pintor e professor Gilvan Samico

A coleção “Céu, terramar: o Reino encantado de Samico” trouxe uma releitura das xilogravuras de Samico, mescladas com ícones dos cangaceiros e vaqueiros da região

Conceito, concepção e produção da coleção foi desenvolvida por estudantes do curso de Design do CAA/UFPE

O Laboratório de Tecnologia de Moda do Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (LabModa UFPE Agreste) prestou homenagem ao gravurista, desenhista, pintor e professor Gilvan Samico, em desfile na Passarela Fenearte ocorrido no último dia 14 de dezembro. 

A coleção “Céu, terramar: o Reino encantado de Samico” trouxe uma releitura das xilogravuras de Samico, mescladas com ícones dos cangaceiros e vaqueiros da região, figuras que, tal qual o movimento Armorial idealizado por Ariano Suassuna, marcaram a história do povo nordestino.

“Através das técnicas de bordado manual, buscamos evidenciar os reinos do Céu, da Terra e do Mar, elementos tão fortemente presentes nas obras do Samico. A estética do vestuário dos vaqueiros e cangaceiros são expressas pelas cores fortes e características funcionais e ornamentais de suas vestimentas. Buscando entrelaçar de expressões estético-artísticas que emanam do povo nordestino e seu potente imaginário.”, explicam os idealizadores da coleção.

O conceito da coleção foi desenvolvido pelos estudantes Ilzy Soares e Alex Santos. Participaram da concepção e produção dos looks: Ilzy Soares, Alex Santos, Leonia Mirelly, Lysandra Vitória, Janiele dos Santos, Daniel Brito, Pedro Vinicius, Miguel Santos, Breno Carvalho, Luíz Araújo, Joice Arielly, Karolayne Germano, Clovis Martins, Iris Fidelis, todos estudantes do curso de Design (CAA/UFPE). A orientação para a produção das peças aconteceu de forma remota.

O LabModa UFPE Agreste participa da Passarela Fenearte desde 2010. As professoras Andréa Camargo (NDC) e Nara Rocha (NDC) são responsáveis por orientar os estudantes do laboratório sobre o Planejamento de Coleção. A modelagem e produção do vestuário é orientada pela professora Flávia Zimmerle (NDC). 

Detalhes do processo de criação, produção da coleção e do desfile podem ser encontrados no perfil do @labmoda.ufpe.agreste  no Instagram.

Data da última modificação: 27/12/2021, 09:52