Voltar

UFPE abre processo seletivo vestibular 2021 para as graduações em Música e Dança

Houve alterações na seleção, por isso é importante que os interessados leiam cuidadosamente o Manual do Candidato

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou hoje (26) o edital do processo seletivo vestibular 2021 para os cursos presenciais de Dança, Música/Bacharelado – Canto, Música/Bacharelado – Instrumento e Música/Licenciatura, no Campus Recife. Devido à pandemia da covid-19, houve alterações na seleção, por isso é importante que os interessados leiam cuidadosamente o Manual do Candidato, disponível no mesmo site.

Há 82 vagas para Música (sendo 60 para Licenciatura, 18 para Bacharelado – Instrumento e quatro para Bacharelado – Canto) e 30 para Dança. Metade das vagas é de ampla concorrência e metade é reservada para estudantes de escolas públicas e ações afirmativas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, conforme detalhado no edital.

As inscrições serão precedidas de um formulário de intenção em participar da seleção. A intenção em participar da seleção será realizada exclusivamente através do formulário, até o dia 9 de agosto. O não preenchimento do formulário inviabilizará a inscrição no processo. Já a solicitação de isenção de taxa de inscrição vai até o dia 3 de agosto. Todo o detalhamento sobre o cronograma e os documentos que devem ser enviados estão descritos no edital.

DANÇA - A seleção para o curso de Dança é composta por três etapas. A primeira etapa, de habilitação, corresponde ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o candidato poderá utilizar a nota obtida nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020. A segunda e a terceira etapa correspondem ao Teste de Habilidade Específica em Dança (THED), constituído pelo envio de um vídeo e por uma entrevista realizada através de videochamada.

MÚSICA - A seleção para os cursos de Música é composta por duas etapas. A primeira etapa, de habilitação, corresponde ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o candidato poderá utilizar a nota obtida nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020. A segunda etapa corresponde ao Teste de Habilidade Específica em Música, que é composto por três provas, de caráter eliminatório e classificatório.

Este ano, excepcionalmente, o teste será realizado de maneira remota e assíncrona, por meio do envio de vídeos ou uso de aplicativo em telefone celular. Conforme a opção de curso do candidato, o conjunto das provas é: Prova de Habilidade Instrumental ou Prova de Instrumento ou Prova de Canto (peso 6), Prova de Percepção Musical (peso 2) e Prova de Teoria Musical (peso 2).

A Prova de Habilidade Instrumental ou Prova de Instrumento ou Prova de Canto deve ser feita por meio de envio de link de vídeo não listado no YouTube, enquanto as Provas de Percepção Musical e Teoria Musical serão realizadas por meio do aplicativo Telegram. O detalhamento e a operacionalização de cada uma dessas provas estão descritos no Manual do Candidato, de acordo com a opção de curso.

REOPÇÃO – Esgotadas as possibilidades de preenchimento após os remanejamentos e/ou reclassificações, as vagas remanescentes em uma ou mais habilitações do curso de Música/Bacharelado – Instrumento poderão ser redistribuídas para outras habilitações. A redistribuição das vagas remanescentes entre as habilitações, após cada remanejamento, será realizada de forma a atender às maiores demandas e de acordo com a infraestrutura física e humana do Departamento de Música.

SEGUNDA OPÇÃO – O candidato que concorrer às vagas dos cursos de Música/Bacharelado – Instrumento e Música/Bacharelado – Canto, sendo considerado apto nas provas específicas sem, contudo, conseguir vaga dentro das ofertadas, poderá reoptar pelo curso de Música/Licenciatura. A nota da Prova de Instrumento (PI) ou Prova de Canto (PC) será considerada como Prova de Habilidade Instrumental (PHI), e o argumento de classificação será calculado seguindo os pesos para o curso de Música/Licenciatura.

Data da última modificação: 28/07/2021, 17:29