Voltar

Projeto Relicários traz o Quarteto Encore e sua versatilidade musical

Apresentação ocorrerá no Museu de Arte Sacra de Pernambuco, em Olinda

Da assessoria do evento

Neste domingo (15), o projeto “Relicários: Memórias do Som” trará para o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Rua Bispo Coutinho – Carmo, Olinda) mais uma tarde de música clássica de qualidade com o Quarteto Encore, a partir das 16h. A iniciativa desta série de 16 concertos que termina em dezembro é incentivada pelo Funcultura, Fundarpe e Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e os ingressos custam R$ 2,00 (meia a R$ 1,00) com renda revertida para o Lar Fabiano de Cristo.

Foto: Divulgação

O Quarteto Encore nasceu em 2009 da amizade entre quatro músicos

O Quarteto Encore nasceu em 2009 da amizade entre quatro músicos que se uniram em busca da excelência na música de câmara sem excluir o prazer de tocarem juntos. 

Formado por Carlos Santos (1º violino), Rafaela Fonsêca (2º violino), Laila Campelo (viola) – atualmente eles contam com o violista Marcos Antunes como músico temporário – e Fabiano Menezes (violoncelo), o Quarteto Encore vem conquistando o seu espaço no cenário musical de Pernambuco tendo como principais características a versatilidade e qualidade musical. 

O grupo foi vencedor do 27º Prêmio da Música Brasileira na categoria “Melhor Álbum de Música Regional” com o espetáculo “Cordas, Gonzaga e afins”, com Elba Ramalho e SaGrama, além de ser indicado ao Latin Grammy 2016 com o mesmo trabalho. 

Os concertos do projeto Relicário têm duração de uma hora e apresentam peças para diferentes formações instrumentais, abrangendo as diversas famílias de instrumentos: cordas friccionadas, cordas percutidas, cordas pinçadas, sopros (madeiras e metais), voz, teclas e percussão. Todos os grupos e músicos foram selecionados por sua reconhecida atuação no meio cultural brasileiro, em trabalhos de performance, pesquisa interpretativa e/ou musicológica, sendo a maioria dos artistas professores, alunos e ex-alunos do Departamento de Música da UFPE. A coordenação é da cravista Maria Aída Barroso, idealizadora e coordenadora do projeto, professora do Departamento de Música da UFPE.

Programa 

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Die Kunst Der Fugue, BWV 1080 
Contrapunctus 1, 2, 4

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Erbarme Dich (Ária de Contralto da Paixão Segundo São Matheus, BWV 244) 
Solista convidada: Virgínia Cavalcanti

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Quia Respexit (Ária de soprano do Magnificat, BWV 243)
Solista convidada: Juliana Cumaru Vieira

Franz Schubert (1797-1828)
Ave Maria (Ellens dritter Gesang, op. 52, nº. 6)

Luiz Gonzaga (1912-1989)
Ave Maria Sertaneja

Luiz Gonzaga
Súplica Cearense

Dadá Malheiros
Palma da Coroa (Armorial contemporâneo) 

Data da última modificação: 10/10/2018, 12:53