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Festival de Ópera de Pernambuco entra na terceira e última semana

Il Maledetto, do pernambucano Euclides Fonseca, será apresentada de quinta-feira (18) a domingo (21)

Da assessoria do evento

O III Festival de Ópera de Pernambuco (Fope) entra na terceira e última semana, com a encenação de “Il Maledetto”, que ficará em cartaz no Teatro Santa Isabel de quinta-feira (18) até domingo (21). Composta em 1906, a obra retrata a história bíblica dos irmãos Caim e Abel. Com música do compositor, pianista e professor recifense Euclides de Aquino Fonseca (1853-1929) “Il Maledetto” (O maldito), será a terceira montagem operística do III Fope, que é uma produção da Gárgula Produções e realização da Academia de Ópera e Repertório e Sinfonieta UFPE. 

O festival, cuja primeira edição aconteceu em agosto de 2019, é uma idealização do maestro Wendell Kettle, professor do Departamento de Música da UFPE, diretor artístico do festival e dos grupos artísticos AOR e Sinfonieta UFPE, criados em 2016 como projetos de extensão da Universidade. Os ingressos estão à venda on-line. 

Com a participação especial do ator Arilson Lopes, a ópera se inicia com um prólogo em forma de monólogo declamado pelo ator. A obra ainda integra quatro solistas, coro, balé e orquestra. “A versão apresentada desta passagem do Livro do Gênesis será bastante diferente do que o público pode esperar, pois a concepção dos espaços e dos figurinos não segue o imaginário do antigo testamento”, explica o diretor de Artes Visuais, Marcondes Lima.

“O cenário não é aquele que remete a construções que geralmente vemos de passagens da Bíblia. O cenário é uma espécie de limbo, onde cantores, atores e bailarinos se deparam com referências da cultura judaico-cristã em inúmeros detalhes que vão do figurino à maquiagem, passando pelos elementos cênicos”.

“Il Maledetto” traz com grande rebuscamento musical o estilo lírico-musical do início do século XX refletindo o alto nível composicional operístico em Recife nessa época, graças a Euclides Fonseca. Trata-se da história de Caim e Abel, contada no livro bíblico do Gênesis, e musicada de forma melódica e polifônica, com dois temas diferentes caracterizando cada um dos dois irmãos e outro para o pai – Adão. “Esses temas se desenvolvem polifonicamente indicando o próprio destino dos personagens, evidenciando toda a genialidade do compositor que dá um tratamento realmente operístico à trama”, conta o maestro Wendell Kettle, diretor musical e cênico do evento.

PARTITURAS – Para a ópera “A Compadecida”, que abriu o III Fope, foi realizado um trabalho minucioso de recuperação da partitura por uma equipe de editores liderada pelo maestro Wendell Kettle. “Il Maledetto” também passou por um processo de recuperação, mas um pouco diferente: “Restou apenas uma orquestração da abertura da ópera. A parte cantada possui, no manuscrito, apenas o acompanhamento do órgão. Fizemos então uma orquestração para obra completa buscando seguir, o mais fiel possível, o estilo do compositor Euclides Fonseca”, contou Kettle.

Data da última modificação: 17/08/2022, 16:35