Voltar

Recital de Percussão de Conclusão de Curso em Bacharelado em Música nesta quarta 22/12

O recital será com o percussionista Gustavo Monteiro Correia e acompanhando ao piano Rachel Casado

 

Pescussionista Gustavo Monteiro.

Pianista acompanhante Rachel Casado.

 

O recital será com o percussionista Gustavo Monteiro Correia, acompanhado ao piano por Rachel Casado. Gustavo tocará obras de Emmanuel Séjourné e Ney Rosauro. O Recital de Percussão de Conclusão de Curso em Bacharelado em Música será nesta quarta, 22/12, às 19h, no auditório Memorial da Medicina da UFPE, situado à Rua Amaury de Medeiros, nº 206, Derby, Recife - PE. O evento é gratuito, sendo que o local tem vagas para 50 pessoas e é necessário levar a carteirinha de vacinação para entrar.
 
Sobre o percussionista Gustavo Monteiro 
Iniciou seus estudos em percussão sinfônica aos 25 anos no Conservatório Pernambucano de Música em 1998, na classe do Professor Antônio Barreto. Atuou como músico convidado na Orquestra Sinfônica do Recife. Em 2002 prestou  concurso para vaga de percussionista da OSR. É Baterista da Banda Tributus desde 2004.
 
Participou do Grupo de Percussão do Nordeste e do Grupo de Percussão da UFPE - LaptoP. Participou da Orquestra Experimental em viagem  ao Timor Leste em comemoração ao ano do Brasil em 2009. Em 2014, ingressou no Bacharelado em Música - percussão na classe do Professor Antonio Barreto.  Participou do IV Festival de Música de Câmara em João Pessoa - Paraíba; do V Festival Eleazar de Carvalho, em Fortaleza - Ceará; I ENCONTRO PERCUSSIVO REC PE e do Festival 02 de julho, em Salvador - Bahia.
 
Foi idealizador, realizador e, propositor  do Projeto de capacitação Pernambucussão,  realizado na escola estadual Maria Luiza Machado em Paulista - Pernambuco entre os anos de 2009/2010.
 
Sobre os Compositores:
 
Emmanuel Séjourné 
Compositor e Artista de Percussão, nascido em 16 de julho de 1961 em Limoges (França),  músico de renome internacional tem uma tripla carreira como compositor, percussionista e professor. Sua carreira vai da música clássica à improvisada. Recebeu prêmios de Melhor Música para Drama no Festival d’Avignon, no Prix de l'Académie du Disque Français, bem como no Prêmio Repertório, concedido pela Editora Musical Francesa, por sua composição "Khamsin". Participa no CD "the Concert" do guitarrista Friedemann pelo qual ganha o "German Jazz Award Gold".
 
Sua música é rítmica, romântica, enérgica, inspirada tanto na tradição clássica ocidental quanto na cultura popular (jazz, rock, extra-européia)
Seus concertos para percussão são um grande sucesso, seja para vibra e cordas (1999) como seu duplo concerto para vibra, marimba e orquestra sinfônica tocado desde sua criação em 2012 na Bulgária, depois na China, Suíça, Alemanha, Polônia, Brasil, Turquia, Letônia, Coréia e França.
 
Seu concerto para Marimba e Orquestra de Cordas, comissionado e executado por Bogdan Bacanu, tornou-se desde 2005 uma das principais obras do repertório de marimba, tocado mais de 600 vezes com orquestra.
 
Longe de se limitar ao mundo da percussão Emmanuel Séjourné também compôs muitas peças para orquestra sinfônica (Ketsana), bem como música de câmara (encomendada pela Ópera de Paris e o dueto Contrastes), bem como peças para coro (encomendada pelo INECC Europeen Institut para Coro). Fascinado pelas relações entre as várias formas de expressão artística, escreve música para teatro e televisão. Compôs a música para a performance "les envahisseurs" do Ballet du Rhin, tocada durante o bimilenário da cidade de Estrasburgo, e em 2004 escreveu uma comédia musical "School Boulevard" encomendada pelo National Theatre Luxembourg.  Emmanuel Sejourne é um artista Adams e Resta-Jay
 
Ney Rosauro
Nascido no Rio de Janeiro, Brasil, Ney Rosauro nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, em 24 de outubro de 1952, e começou a estudar percussão em 1977 com Luiz Anunciação, percussionista da Orquestra Sinfônica Brasileira do Rio de Janeiro. Estudou Composição e Regência na Universidade de Brasília (Brasil). Em seguida, fez o mestrado em percussão na Hochschule für Musik Würzburg na Alemanha sob o comando do Prof. Siegfried Fink.
 
Ney Rosauro desenvolveu uma carreira internacional de sucesso como percussionista, compositor e pedagogo. Com seu estilo único de escrita que combina melodias encantadoras com ritmos cativantes, ele utiliza os ricos elementos do folclore brasileiro para criar composições estilizadas, cheias de vida e fantasia, e tem encantado o público em todo o mundo.
 
As obras:
Suite Brasil 500
Esta obra foi escrita para comemorar o 500º aniversário do Brasil, comemorado no ano de 2000. A obra é originalmente composta para percussão solo e orquestra sinfônica e possui 7 movimentos.
 
Se uma letra do alfabeto é atribuída a cada nota musical, atribuindo a nota C à letra A, a nota C # à letra B e assim por diante, a palavra Brasil (Brasil em português) produz o conjunto de altura: C #, F, C, F #, G #, B, que formam o acorde de C # suspenso com uma sétima menor adicionada. Este acorde e arpejo serve como material temático para a introdução e reaparece constantemente ao longo de toda a composição.
 
  1.  Europa: Pátria: Após uma introdução, o primeiro tema é apresentado apenas pela flauta e harpa, sugerindo uma tradição da Grécia antiga e da Península Ibérica, de onde partiram os portugueses para descobrir o Brasil no ano de 1500. 
  2.  A Viagem da Descoberta: Este episódio expressa com crescente tensão a viagem da descoberta da monotonia da viagem sem fim com as incertezas e o infinito aparente do mar à glória da descoberta de um novo mundo. 
  3. A Terra representa o ambiente sonoro das florestas tropicais intocadas do Brasil, suas belas praias, seus pássaros e as melodias que surgem da imensidão desta nova terra.
  4. Os índios: O ritmo frenético dos tambores demonstra o caráter dos habitantes nativos, que, dependendo das tribos a que pertenciam, podem ser anfitriões amigáveis ¿¿ou terríveis caçadores de cabeças e canibais. O som de canhões e disparos de armas de fogo pelos brancos é ouvido ao final do movimento, que representa a matança e a opressão dos índios.
  5. As Primeiras Aldeias e a Independência: Os sons das igrejas evocam as primeiras aldeias colonizadas pelos portugueses. Um tema derivado do Hino da Independência do Brasil é usado aqui como uma ponte para o próximo movimento.
  6. O Povo Brasileiro: os brasileiros são representados aqui por uma afoxé viva e rítmica (dança baiana) que começa em um tom que reflete a pobreza do povo nordestino e sua alegre tradição cultural. O episódio se desenvolve em um ambiente de festa popular de rua brasileira, com o solista tocando instrumentos folclóricos brasileiros como berimbau, tamborim, repinique e reco-reco.
  7. Finale: Seguindo variações do Hino Nacional Brasileiro, um baião cheio de vida encerra a suíte. Além da melodia principal, pequenos trechos do Hino Nacional e outros clássicos da música brasileira são usados ¿¿nesse movimento, entre eles Carlos Gomes O Guarani e o Prelúdio de Heitor Villa Lobos Bachiana # 4. Nos acordes finais o tema musical derivado da palavra “Brasil” - conforme apresentado no início desta peça - reaparece, encerrando a composição de forma viva e alegre.
 
Programa
 
Emmanuel Séjourné - Concerto para Marimba e Cordas. 
 (redução para piano)
I - movimento
II - movimento
 
Emmanuel Séjourné - Concerto para Vibrafone  e Cordas. 
 (redução para piano)
I - movimento 
II - movimento
 
Ney Rosauro - Suite Brasil 500
  • Europe Motherland
  • The Voyage of The Discovery
  • The Land
  • The Indians
  • The first Villages and The Independence
  • The Brazilian People
  • Finale
 
Ao piano: Rachel Casado
 
 
Com a execução deste programa, o aluno Gustavo Monteiro Correia, conclui o Curso de Bacharelado em Música-Instrumento-Percussão.
 
 
Banca examinadora:
Antônio José de Rego Barreto Filho (orientador)
Leonardo Pellegrim Sanchez
Rinaldo Fonseca