Voltar

Proexc promove recital do grupo Txaimus no projeto Música no Memorial da Medicina e Cultura

Os ingressos são gratuitos e serão disponibilizados 30 minutos antes do espetáculo, que ocorre neste domingo (28)

Sucesso de público no último fim de semana, o grupo Txaimus fará uma nova apresentação, domingo (28), às 11h, no Memorial da Medicina e Cultura. A apresentação faz parte do projeto promovido pela Diretoria de Cultura em parceria com o Departamento de Música da UFPE, com coordenação do professor Antonio Carlos Nigro. Os recitais são realizados na sala Bandeira & Aguiar, no Memorial da Medicina e Cultura, que conta com 90 lugares. Gratuitos, os ingressos serão disponibilizados 30 minutos antes do espetáculo. O Memorial fica localizado na rua Amauri de Medeiros, 206, no bairro do Derby, Recife.

A história do grupo Txaimus, conjunto de chimes, handbells e outros instrumentos, começa com a utilização desse projeto na disciplina Prática de Conjunto, do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no ano de 2001. Txai, é uma palavra de origem indígena, traz a ideia de partilha. Ao se constituir como Txai-mus, traz um novo sentido a essa partilha: a da sonoridade brasileira. O objetivo do grupo é levar para o público em geral cultura e entretenimento musical através de uma apresentação musical diferenciada e rica em novas sonoridades.

Esses instrumentos, chamados Chimes, são tubos sonoros que, quando percutidos, aproximam-se da sonoridade dos handbells, sinos de mão, e são frequentemente utilizados em atividades de educação musical, tanto infantil como de adultos, atuando no desenvolvimento da percepção sonora, rítmica, e como auxiliar na prática da leitura musical à primeira vista. Seu manuseio associado às técnicas variadas de execução favorece a composição de arranjos musicais diversos, surpreendendo pela riqueza sonora que deles se pode extrair. 

O trabalho apresentado pelo Txaimus reflete uma trajetória de pesquisas, experimentações e inovações desenvolvidas por seus integrantes em torno da sonoridade desses instrumentos, tanto no que diz respeito a suas técnicas de execução e combinação de timbres com outros instrumentos musicais, como pela escolha do repertório e consequente composição dos arranjos. O que se obtém no final desse processo é uma atividade musical prazerosa – assim como deve ser todo contato com o aprendizado musical – de singela beleza, gerando responsabilidade em seus participantes pela constante superação dos obstáculos individuais no que concerne à leitura musical, coordenação motora e performance final do grupo.

Integrantes do grupo Txaimus & outros Instrumentos: 
Alber Lajes – Chimes e violão 
Augusto Santos – Chimes e violão 
Bruno Nascimento – Chimes e vocal 
Débora Lima – Chimes e flauta transversa 
Diogo Monte – Percussão 
Douglas Felipe Araújo – Chimes e vocal 
Efflaim Naalyel – Chimes e clarinete 
Felipe Rodrigues – Chimes e sax 
Felipe Werneck – Percussão 
Geanne Soares – Chimes e flauta transversa 
Guilherme Calado – Piano 
Jean Falcão – Chimes e flauta transversa 
Jorge Rodrigues – Chimes e baixo 
Karol Maciel – Chimes e acordeão 
Otávio Araújo – Chimes e guitarra 
Renato Melo – Chimes e clarinete 
Sara Caroline – Chimes e flauta transversa 
Tonny Souza – Chimes e clarinete 
Wangelis de Melo – Chimes e clarinete 
Direção musical e regência – Flávio Medeiros 

A programação do projeto Música no Memorial da Medicina e Cultura da UFPE segue até o mês de dezembro. Outras informações envolvendo datas, artistas e detalhes sobre os recitais estão disponíveis no perfil da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) no Instagram.

Data da última modificação: 24/05/2023, 13:31