Voltar

Catálogo de e-books da Editora UFPE disponibiliza obra dedicada ao canto coral

Livro eletrônico, que já está disponível para download gratuito, reúne composições de sete músicos da cena coral nordestina da atualidade

Amantes e estudiosos de música dispõem de mais um livro devotado a essa arte na plataforma de e-books gratuitos da Editora UFPE. Foi incluída hoje (1º) no acervo digital a obra “Composições corais: música brasileira – Região Nordeste, vol. 2”, organizada pelo maestro e professor Sérgio Deslandes, do Departamento de Música da UFPE, como resultado das atividades do Grupo de Pesquisa Mar de Corais, por ele coordenado.

O livro é o segundo volume de uma série de publicações concebida pelo Grupo de Pesquisa Mar de Corais com o objetivo de enriquecer o repertório dos coros com obras de compositores brasileiros. Esse novo tomo, assim como o primeiro lançado em 2021 e também disponível na plataforma de e-books da Editora UFPE, apresenta composições dos principais representantes do gênero na Região Nordeste do Brasil.

As composições reunidas no novo volume integram a obra de sete compositores com longa e consolidada trajetória: Elvis de Azevedo Matos, Beetholven Cunha, Vladimir Silva, Eli-Eri Moura, Paulo Costa Lima, Danilo Guanais e o maestro Tom K, a quem o volume é dedicado (in memoriam).

Nas palavras de Pablo Sotuyo, professor do Departamento de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), registradas no prefácio da nova publicação: “As sete obras que compõem este livro são de interesse na~o apenas para o repertório coral, mas tambe´m no sentido histo´rico-musical. Elas na~o so´ refletem a diversidade musical técnica e este´tica que o Brasil vem desenvolvendo ha´ décadas, como tambe´m são expressões depuradas dos vários graus de recepção de diversas tradic¸o~es culturais que circulam nas veias abertas do Brasil e da América Latina, reunindo religião e religiosidade, sagrado e profano, canc¸a~o e dança, erudito e popular". 

LANÇAMENTO – “Composições corais: música brasileira – Região Nordeste, vol. 2” será lançado oficialmente na próxima quinta-feira (7), às 10h, no Auditório 3 da Biblioteca Central da UFPE, como parte da programação do III Colóquio Mar de Corais. O evento contará ainda, ao longo do dia, com comunicações de diversos pesquisadores nordestinos da área do canto coral, sobre variados assuntos relativos a essa prática artística. 

No encerramento, o público poderá assistir à apresentação do coro Vox Amatoria, regido pelo maestro Sérgio Deslandes. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no site do Grupo de Pesquisa Mar de Corais, organizador do colóquio.

Data da última modificação: 01/12/2023, 16:03