Voltar

Aluno do curso de Música/Canto da UFPE vence edição brasileira de concurso internacional

Na competição, concorrem os melhores cantores líricos de até 35 anos

O tenor Lucas Timoteo de Melo, aluno do curso de Música/Canto do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), conquistou o 1º lugar geral masculino no Edição Brasil do Concurso Internacional de Canto Linus Lerner. A edição é uma iniciativa da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) e um desdobramento de concurso realizado em parceria com o Festival de Ópera de Sín Limites, do México, e com a norte-americana Southern Arizona Symphony Orchestra (Saso). A iniciativa tem como objetivo apoiar e incentivar talentos brasileiros, nascidos ou naturalizados no Brasil, residentes ou não no país. A audição de Lucas Melo pode ser acessada na internet. 

Lucas, que é natural de Recife (PE), ingressou em 2010 no curso de Música Bacharelado/Canto da UFPE sob orientação da professora Márcia Rangel. O estudante, que atualmente é orientado pelo professor Luiz Kleber Queiroz, explica a importância dessa conquista. “A premiação significa muito pra mim por se tratar de uma competição em nível nacional, em que concorrem os melhores cantores líricos que têm até 35 anos”. Lucas diz que a faixa etária é o limite para um cantor lírico alcançar o nível profissional.

Este ano, o músico também ganhou o prêmio de “melhor música brasileira” no 10º Festival Bixiga Canta e o 2º grande prêmio masculino no 19º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, ambos realizados no estado de São Paulo. Tem atuado no meio lírico, desde 2009, destacando-se, inicialmente, no papel de “Tamino” em “A flauta Mágica”, de Mozart, no projeto “Presto Ópera”, no Teatro Sesi em João Pessoa (PB). Em 2012, participou da montagem que foi realizada no Teatro de Santa Isabel (Recife).

Em 2016, estreou na Academia de Ópera e Repertório, sob a regência do professor Wendell Kettle como solista na ópera “A sessão da câmara de Villani – Cortês”, e vem solando até os dias de hoje várias outras óperas e peças como “O Contrato de Casamento” (Rossini), “Rita” (Donizette), “Carmina Burana” (Carl Orff), “Leonor” (Euclides Fonsêca), “Pagliacci” (Leoncavallo), “O Empresário” (Mozart), entre outras.

Ele iniciou em 2002 seus estudos de canto lírico no Conservatório Pernambucano de Música, onde permaneceu até 2012. Começou a lecionar aulas de canto nesse mesmo ano na Escola Municipal de Artes João Pernambuco, em que permaneceu até 2014 como estagiário. O tenor também dá aulas de canto erudito e popular no Recife.

Mais informações 
Lucas Timoteo de Melo
Instagram
@lucasmelotenor 

Data da última modificação: 27/12/2021, 21:32